×

Negócios/Economia

Emissoras do IZP ampliarão sinal com nova torre

Com nova torre, TV Educativa aumenta raio de alcance para atingir toda a região metropolitana

As emissoras que compõem o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), TV Educativa de Alagoas (TVE), Rádio Educativa FM e Rádio Difusora de Alagoas, serão diretamente beneficiadas com a nova torre do Instituto, que está em fase adiantada de construção e deverá entrar em operação até o final de fevereiro.

Com a nova torre, a TV Educativa estará dando uma virada de página na sua capacidade de transmissão, aumentando de forma substancial o seu raio de alcance para atingir toda a região metropolitana. Além de Maceió, municípios como Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Messias, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.

A primeira etapa da construção do novo sistema de transmissão do IZP já está concluída. A torre de 90 metros de altura já está montada e a construção do novo abrigo de transmissores, incluindo a pavimentação da base da torre e a cerca de proteção da estrutura metálica será concluída ainda esta semana.

Entre 15 e 20 dias será feita a energização da subestação e a montagem do quadro de força para alimentar os transmissores, sinalizar e proteger a torre”, observa o diretor de Operações do IZP, Luiz Fernando Gonzalez. “O último passo será a instalação do cabo de radiofrequência (RF) e da nova antena da TVE, que já está projetada e pronta para iniciar a fabricação”, diz, lembrando que até o final de fevereiro o novo sistema deverá entrar em funcionamento.

Educativa FM – A nova torre também possibilitará a elevação da antena da Rádio Educativa FM para operar acima dos 90 metros de altura, em “tubulão” a ser acoplado no topo da estrutura metálica. Com isso, o raio de alcance da emissora também será ampliado substancialmente, levando a sua programação educativa e cultural para um número bem maior de ouvintes.

A Difusora, por sua vez, terá seus Links fixados em alturas bem mais elevadas, facilitando o sinal nas transmissões de reportagens externas, como também o envio do sinal da sede da emissora, onde ficam os estúdios, para o parque de transmissão da rádio, instalado nas proximidades da Cidade Universitária. Além disso, a nova estrutura também foi projetada para receber futuramente a antena digital da TVE.

Para o diretor presidente do IZP, jornalista Marcelo Sandes, a decisão do Governo do Estado em apoiar o empreendimento deve ser ressaltada pelos benefícios que advirão para a população a partir da entrada em funcionamento do novo sistema de transmissão. “A decisão do governador Teotonio Vilela Filho em apoiar essa iniciativa se deve ao seu entendimento do direito da sociedade em ter acesso a uma programação educativa, cultural e cidadã”, enfatiza.

TVE – Além da nova torre e da nova antena da TVE, o IZP também conseguiu realizar este ano uma serie de investimentos em equipamentos fundamentais para as suas emissoras. No caso da TV Educativa, foram adquiridas duas câmeras para filmagens externas, cada uma com seis itens de acessórios – incluindo iluminação, cartão de registro, kit de bateria e leitor de cartão – e uma série de equipamentos para modernização do Controle Mestre da emissora, incluindo placa de captura para exibidor, monitores de LCD, switcher de efeitos de vídeo e de áudio, régua de distribuição de vídeo, TBC (equipamento para correção de cor, intensidade e saturação) e um nobreak – para atender todos os equipamentos do setor de Controle Mestre. Também foram adquiridos para a TVE um receptor de satélite digital, uma mesa de corte de 8 canais para o switcher e um novo móvel para o Máster da emissora.

Difusora – Outra conquista importante foi a compra de um Codec de Áudio para a Rádio Difusora de Alagoas – link de transmissão de alta qualidade para reportagens de rua, que funciona através de chip de celular, de linha fixa ou pela internet. O novo equipamento garante som de estúdio nas transmissões, independente do local de onde for realizada a reportagem.

Com essa aquisição, a Difusora avança na sua atualização tecnológica, a exemplo também do novo transmissor de 15 Kw da Continental do Brasil, que já se encontra em operação e está preparado para operar também no futuro sistema digital para rádio AM, quando foi instituído e padronizado no país. O equipamento possibilita atualmente a irradiação do som da Difusora para todas as regiões do Estado. A Rádio Educativa FM, por sua vez, em breve receberá um novo processador de áudio, um monitor de modulação, microfones e um console de áudio para estúdio. Esses equipamentos já foram licitados e estão sendo aguardados no instituto para o mês de janeiro.

Novos investimentos – O IZP também já tem projetado uma serie de investimentos que serão realizados no próximo ano, incluindo um novo transmissor de 10 Kw para a Rádio Educativa FM Maceió; um novo transmissor de TV para Arapiraca – substituindo equipamento valvulado que se encontra obsoleto -; novos computadores e reformulação da rede de transmissão de dados das rádios Educativa FM e Difusora; e aquisição de carro de transmissões externas – inicialmente para as rádios Educativa FM e Difusora, sendo posteriormente equipado para atender também a televisão.

Também está projetado, para acontecer dentro dos seis primeiros meses de 2011, a elaboração do projeto da TVE para migração para o sistema digital. O estudo será apresentado ao Governo do Estado para conhecimento e apoio no sentido da disponibilização de recursos necessários. O projeto conterá a definição do transmissor e da antena para o sistema digital, e configurações para aquisição de ilhas de edição, câmeras e equipamentos para a central técnica digital da emissora.

Novos conteúdos – Além dos equipamentos, o IZP, através das suas emissoras e do Espaço Cultural Linda Mascarenhas avançou este ano em novos projetos e novos conteúdos para rádio e TV. A novidade mais recente da Rádio Educativa FM é o programa Intervalo, espaço dedicado à música clássica de todos os tempos, que vai ao ar das 18 às 19 horas dos domingos. Também foram lançados este ano os programas Clube do Choro, dedicado ao chorinho e suas vertentes e veiculado aos sábados, entre 17 e 18 horas. E o programa Educativa em Revista, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7 às 8 da manhã, com entrevistas, bate-papos sobre assuntos da atualidade, agenda cultural e informações da semana.

A Rádio Difusora colocou no ar recentemente o programa Stênio Reis, nas tardes de segunda a sexta-feira – e dentro desse programa, todas as terças-feiras, o quadro Papo Cabeça, para discutir iniciativas e saídas para a problemática das drogas. Outra novidade da Difusora este ano foi o Domingão Esportivo, programa que agita todas as torcidas, com informações sobre as diversas modalidades esportivas praticadas em nosso Estado.

A TVE reforçou a sua programação com o programa Da Sua Conta, que trata e discute a economia de maneira fácil e didática, expondo questões relacionadas ao tema; com a nova fase do programa Vida de Artista, espaço privilegiado para divulgação da arte e da cultura alagoana; com o projeto Ondas, interprograma que exibe trechos de apresentações de bandas e cantores alagoanos e de outras regiões do – adotado também pelas TVs educativas de Pernambuco e de Sergipe; e com institucionais sobre os mirantes de Maceió, para ressaltar o nosso paisagismo e valorizar a nossa cidade, e sobre dicas de inglês, com o Aprendendo Inglês – a exemplo do tradicional Aprendendo Português. Outra novidade da emissora este ano foi o institucional Brincar de Que?, em homenagem ao mês da criança.

A TV Educativa também deve veicular em breve campanha da sua nova identidade visual, para firmar a marca da emissora junto ao telespectador. A campanha foi elaborara com a participação de artistas alagoanos.