A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) recebeu na manhã deste terça-feira (12), a visita do diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, para tratar de parcerias que viabilizarão a expansão da banda larga no estado. Como parte do Plano de Modernização da Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo, a ampliação da rede de fibra óptica (banda larga) em Sergipe beneficiará, principalmente, as áreas da saúde, educação e segurança.
Ao apresentar o Plano de modernização da TI, o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, destacou a necessidade de parcerias para viabilização do projeto. “Com esse Plano, promoveremos a ampliação da rede banda larga de alta velocidade em todo o estado, o aumento da segurança da informação e a economia para os cofres públicos. E, trabalhando com a Energisa, tornaremos esse projeto mais viável, tanto pela perspectiva financeira, quanto pela logística”, comentou Ezio.
O diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, demonstrou interesse em firmar parceria com o Governo do Estado, através da cessão do uso dos postes da Concessionária para passagens dos cabos de fibra óptica. “O projeto é importante para o desenvolvimento e coloca o estado de Sergipe em outro patamar tecnológico. É um novo viabilizador de políticas públicas e um grande passo para inclusão digital da sociedade. Entendo que podemos assumir um convênio com relação ao uso dos postes da concessionária, mas veremos as questões técnicas e, principalmente, de segurança”, ressaltou Roberto Currais.
Após a reunião, Roberto Currais conheceu o Data Center da Emgetis, que é responsável pelo armazenamento da maior parte dos dados digitais do Governo do Estado, e também a subestação, responsável alimentação elétrica da empresa.
