Atendendo ao convite da direção da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), dirigentes das entidades representativas dos servidores da empresa estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira,12, com o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho e com os deputados estaduais Francisco Gualberto e João Daniel para discutirem a pauta de reivindicação da categoria.
Pelo presidente da Emdagro foi dito que a direção da Empresa está atenta e sensível a todas as reivindicações dos servidores, mas que a melhoria salarial tão almejada pela categoria esbarra no entrave chamado Plano de Cargos e Salários. “Atualizar o plano é mais importante do que qualquer outra questão a ser discutida, porque qualquer pessoa que chegar na empresa, através de concurso público, vai se deparar com essa questão, frisou o presidente”.
Na oportunidade o deputado Francisco Gualberto explicou que a sua presença, bem como a do deputado João Daniel, é uma iniciativa pessoal de ambos, não significando dizer que falam em nome do governo, para intermediar os trabalhadores com a Secretaria de Planejamento. “Nós buscamos junto à Seplag a possibilidade de incluir os servidores da Emdagro, Cohidro, das empresas públicas como um todo, a discussão sobre o Plano de Cargos e Salários, assim como aconteceu com os servidores da administração direta. Então, não estamos trazendo uma proposta de governo, mas sim um pleito de dois deputados da bancada do governo e nós esperamos que possamos avançar o máximo possível nessa discussão”.
O deputado sugeriu ainda que as entidades representativas elaborassem uma minuta do que seria o plano de cargos e salários e depois procurassem a direção da Emdagro e o próprio Governo do Estado para discutirem os termos da proposta. “Não queremos fazer confronto de propostas, onde as entidades trazem uma proposta e o governo outra. O que queremos é que os trabalhadores elaborem suas propostas que servirão de ponto inicial a toda discussão com o governo, se ele, em cima do que foi colocado pela categoria, pode ou não fazer e assim construir os entendimentos”, concluiu Gualberto.
Pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Emdagro, que neste ato representa as demais entidades de classe ligadas à empresa, Cláudio Soares de Carvalho Júnior, foi sugerido a criação de uma comissão paritária entre o governo, através da Emdagro, e as entidades representativas dos servidores. “Foi uma reunião produtiva porque enseja o que as várias entidades estão querendo que é a abertura de negociação e tentarmos avançar nos pontos mais urgentes. Por exemplo, vamos fazer uma formatação de uma comissão entre sindicato e empresa já para consolidarmos uma proposta que, segundo o deputado Gualberto, levaríamos com o apoio deles à Seplag”, ressaltou.
