×

Alagoas

Embrapa e Codevasf fortalecem apoio à agricultura

O governador Teotonio Vilela reuniu-se com Clementino Coelho, da Codevasf

O governador Teotonio Vilela conquistou nesta terça feira (30), em Brasília, dois importantes apoios para o desenvolvimento de projetos fundamentais para a a área agrícola no Estado. Acompanhado pelo secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, o governador recebeu a garantia da Embrapa e da Codevasf de apoio para a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) para os produtores de arroz da região do Baixo São Francisco.

A expectativa de Dantas, depois das reuniões, é de que com o apoio anunciado, a produção de arroz no baixo São Francisco tenha um crescimento de aproximadamente 50% nos próximos três anos. O arranjo produtivo deve estabelecer as regras e obrigações de cada um dos atores da cadeia de produção do arroz, que inclui o Governo do Estado, a Codevasf, produtores e empresas de comercialização e beneficiamento.

No encontro com o presidente em exercício da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Clementino de Souza Coelho, o governador Teotonio Vilela esclareceu que o Estado já vem fazendo investimento na área, com a entrega de sementes de melhor qualidade e de insumos na região.

Vilela pediu apoio para a recuperação da infraestrutura na região produtiva. Segundo Clementino, o Ministério da Agricultura pode apoiar a recuperação da infraestrutura local de maneira ágil e existe uma predisposição para atender este tipo de demanda.

Centro de pesquisa

Já no encontro com o presidente da Embrapa, Pedro Antônio de Arraes Pereira, veio a confirmação do apoio a dois projetos: ao APL do arroz e à implantação de um centro de pesquisa para o desenvolvimento da produção de cana-de-açúcar no Estado.

Com relação à produção de arroz, Pereira informou que a instituição transferiu um especialista na área de pesquisa de arroz e feijão para o município de Penedo para dar o suporte tecnológico aos produtores na região. Além disso, a empresa também se disponibilizou a ajudar no fechamento do arranjo produtivo do arroz.

A melhoria na produção da cana-de-açúcar também foi tema da reunião. Teotonio Vilela destacou que é preciso aprimorar a questão genética para melhorar a produtividade, hoje bem menor que a dos estados das regiões do Centro sul do País.

A resposta que obteve da Embrapa foi de que a intenção da instituição é a mesma do Governo do Estado, ou seja, de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento para a cana-de-açúcar em Alagoas o mais breve possível.

O presidente da Embrapa destacou que essa é uma prioridade da instituição, inclusive por questão de segurança nacional, referindo-se à preservação da fonte de energia estratégica formada pelo álcool. “Vamos entrar de cabeça nisso, na questão da cana e açúcar”, afirmou.
O secretário Jorge Dantas informou que os produtores do Estado já haviam se adiantado e escolheram uma área para aquisição que seria repassada à Embrapa para a montagem do centro de desenvolvimento tecnológico. O governador informou que irá se reunir com os produtores e pedir que agilizem a compra da área.

Ao final da reunião, ficou acertado que provavelmente entre os dias 27 e 28 de outubro, durante o Congresso internacional do Leite, Arraes Pereira deverá assinar um acordo de cooperação com o Governo do Estado para a construção do centro.