Os embargos efetuados pelo Ibama/AL em fábricas de gelo e barracões para beneficiamento de pescado instalados no Pontal do Peba continuam gerando polêmicas. Depois de cerca de quatro horas de discussões sobre o assunto durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 28, uma nova reunião foi agendada para a tarde de hoje, desta vez na sede do órgão federal em Maceió.
O encontro foi marcado por conta da mobilização dos moradores da praia localizada no município de Piaçabuçu e bastante frequentada por turistas, inclusive durante o carnaval. De acordo com fontes do aquiacontece.com.br, houve ameaça de bloqueio à rodovia AL 101 Sul no trevo de acesso ao Pontal do Peba por conta da insatisfação dos moradores com o resultada do encontro realizado na sede do Clube do Povo.
Diante de funcionários do IMA, do Ibama, da Superintendência Estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura, da prefeitura de Piaçabuçu e dos deputados Artur Lira e Joaquim Beltrão, as pessoas presentes à reunião não pouparam críticas aos órgãos representados durante o encontro.
A pressão popular da comunidade que sobrevive bascimente da pesca, atividade prejudicada pela interdição dos estabelecimentos, é apontada como motivo do encaminhamento de uma nova rodada de debates sobre os embargos gerados por falta de licenciamento ambiental nas fábricas de gelo e barracões onde peixes e camarões são tratados.
A falta da devida documentação é reconhecida pelos empresários. Por outro lado, eles reclamam da morosidade dos mesmos órgãos ambientais para análise dos processos, questionamento apresentado na justiça federal pelo dono da fábrica de gelo Caravela – uma das atingidas pelo embargo – que conseguiu derrubar a interdição na última sexta-feira, 25. (confira link notícias relacionadas).
Pelo que foi apresentado aos moradores, a reunião em Maceió deve servir para a elaboração da minuta que vai embasar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A reportagem do aquiacontece.com.br manteve contato com as fontes e foi informada que a reunião na sede do Ibama, iniciada por volta das 16h00, ainda não havia terminado até as 19h00. Segundo contato do site, moradores estão dispostos a promover bloqueio da AL 101 Sul se não houver uma solução imediata para a situação que gerou desemprego no Pontal do Peba.
Atualizado às 19h00