Cumprindo mais uma etapa para consolidação das ações do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), serão empossados nesta sexta-feira (27) os membros do Conselho de Gestão do órgão. O colegiado tem por finalidade constituir um espaço de articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento das Políticas de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. A reunião do conselho acontece a partir das 9h, no auditório do Hotel Reymar, em Cruz das Almas.
Além da solenidade de posso dos membros do novo conselho, a diretoria da Emater/AL vai realizar uma mesa técnica que debaterá o tema: Perspectivas e Desafios da Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. O assessor de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Ronaldo Ramos, será um dos debatedores da mesa.
A primeira reunião do Conselho de Gestão da Emater/AL será comandada pelo secretário de estado da Agricultura, José Marinho Junior, que é presidente nato.
Para diretora presidente do órgão, Inês Pacheco, o Conselho de Gestão será um meio de prestar contas à sociedade sobre como estão se desenvolvendo as políticas públicas no meio rural em Alagoas. “Esse colegiado vai validar o planejamento estratégico da Emater/AL, vai discutir os desafios do instituto, sugerir a melhor forma de atendermos as demandas da agricultura familiar e afins, ou seja, vai aproximar a sociedade da nova instituição pública”, destacou Inês Pacheco.
Criada em dezembro de 2011, a autarquia de regime especial tem como meta para 2014 atender 37.598 agricultores familiares, o que corresponde a 32% do número de estabelecimentos da agricultura familiar em Alagoas. Atualmente o número de agricultores assistidos sem repetição é de 13.290. Já ampliando o atendimento, a instituição pública venceu a concorrência de uma chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai injetar mais de R$ 5 milhões para assistência técnica a pequenos agricultores em vinte municípios alagoanos.
“Temos outros projetos em andamento como o de fomento ao uso e prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para médios produtores rurais na região do semiárido alagoano, junto ao MAPA. Para o MDS apresentamos um projeto para equipar as Centrais de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que são 57. E em parceria com o Banco do Brasil, estamos atuando no Programa de Habitação Rural”, destacou a presidente da Emater/AL.
