A regional Zumbi dos Palmares, do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), com sede no município de União dos Palmares, vai realizar, no próximo dia 6 de novembro, o II Dia de Laranja Orgânica da Comunidade Amoras, município de Santana do Mundaú, a partir das 8h30. A ação é uma parceria com o Arranjo Produtivo Local da Fruticultura do Vale do Mundaú.
Em novembro de 2012, após um ano de trabalho da equipe técnica da Emater/AL e do APL da Fruticultura, o agricultor familiar João Firmo, dono da propriedade que foi escolhida para ser a Unidade Demonstrativa de cultura na comunidade, já havia dobrado a produção. Agora, após dois anos de trabalho, serão levantados os resultados dos tratos culturais e destacados os desafios para o desenvolvimento da propriedade.
Em 2011, quando iniciou os tratos culturais da lavoura, acompanhado dos técnicos da gerência Zumbi dos Palmares da Emater/AL, a produção do agricultor foi de 81.600 frutos. Até novembro de 2012, a unidade havia rendido 214.900 frutos. De acordo com o gerente regional do instituto, Lenival Viana, o segredo está na continuidade do trabalho de assistência técnica e, principalmente, no comprometimento do agricultor.
“Os resultados são excelentes. O proprietário da unidade vive a agricultura familiar e está empenhado com o desenvolvimento da lavoura, esse entusiasmo ajuda bastante o trabalho de Assistência Técnica que depende exclusivamente do comprometimento do agricultor para colhermos bons resultados”, destacou Lenival Viana.
O dia de campo servirá para multiplicar as boas práticas utilizadas na lavoura, com foco no uso de compostos e herbicidas orgânicos. A expectativa é que cerca de 50 agricultores familiares e técnicos agrícolas dos municípios circunvizinhos participem da ação.
