Na oportunidade, governador vai assinar termo de cooperação com municípios da região
Marcando a nova fase da extensão rural pública no estado de Alagoas, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) vai inaugurar nesta quinta-feira (22) às 9h, a nova sede da gerencia regional do Baixo São Francisco, instalada no município de Penedo. O escritório é referência para 11 municípios da região, que desenvolvem projetos produtivos nas áreas de fruticultura, horticultura, bovinocultura de leite, rizicultura, piscicultura e crédito rural. As novas instalações ficam na Avenida Getúlio Vargas, nº 56, Centro, Penedo/AL.
Na oportunidade, o Governador Teotonio Vilela Filho, vai assinar termo de cooperação com municípios da região para prestação de assistência técnica aos agricultores familiares. Hoje a EMATER/AL já tem firmada parceria com 9 municípios que contempla além da Assistência Técnica, a instalação dos escritórios locais. Dentre os projetos e programas desenvolvidos pela EMATER/AL estão: Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea – PAA, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, Programa de Desenvolvimento de Capacidades Locais: Bancos Comunitários de Sementes e Ferramentas e Programa de Habitação Rural.
A unidade de desenvolvimento de políticas públicas da EMATER/AL, no Baixo São Francisco, trabalha ainda com projetos de apoio ao Programa de Arranjos Produtivos Locais – PAPL: Rizicultura, Piscicultura, Mandioca e Horticultura, Apoio ao desenvolvimento de Cadeias Produtivas estratégicas: Fruticultura; Bovinocultura de Leite, Desenvolvimento da Agroindústria Familiar e Acesso ao Crédito. Na região a EMATER/AL beneficia diretamente 4.298 agricultores familiares.
A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, destacou que todos os programas que estão sendo implementados na região são em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura. “Precisamos reforçar as parcerias com os municípios, a articulação dessas Políticas Públicas, visa promover o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar, a geração de renda e agregação de valor a produção”, enfatizou a presidente da EMATER/AL.
Serão entregues na região 25 kits do programa de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP). O programa estimula a produção de alimentos voltada para a ocupação e renda das famílias em situação de pobreza. Na solenidade a agricultora Maria Solidade dos Santos, do Povoado São José, de Penedo, vai receber um dos kits do projeto. O projeto deve atender 300 famílias da regional.
