×

Negócios/Economia

Emater presta assistência técnica a novos produtores de leite

Governo do Estado fez a entrega de equipamentos e animais nesta terça-feira

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), através da Gerencia Regional do Baixo São Francisco, passa a contribuir com um dos maiores projetos do Governo de Alagoas: a expansão da cadeia produtiva do leite no Estado. Nesta terça-feira (27), o vice-governador José Thomaz Nonô entregou, junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma série de equipamentos que vai estruturar a Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), em Penedo.

Além de equipamentos como tanques de resfriamento de leite, caçambas e caminhões, 300 famílias do projeto foram beneficiadas com 400 vacas e novilhas para dar início à criação. A região tem se destacado nos últimos anos com o aumento da produção da cultura leiteira, o que tem atraído investimentos. Municípios como Piaçabuçu, Coruripe, Igreja Nova e Junqueiro já mostram grande potencial para incrementar cadeia produtiva.

“A Coomarituba tem uma oportunidade única de fazer com que esses investimentos deem certo. É uma cooperativa que já nasce estruturada e conta com a experiência da Cooperativa Pindorama no processo de crescimento. O Projeto Marituba amarga anos de insucessos e está na hora de fazer essa história mudar. A expectativa é vê-los produzirem, em mais ou menos cinco anos, 30 mil litros de leite por ano”, frisou José Thomaz Nonô.

De acordo com Antônio Lisboa, gerente regional da Emater/AL, para os produtores de leite foi designado um técnico que acompanhará o desenvolver da cultura e auxiliará na alimentação e manejo dos animais. “Temos uma parceria entre Emater, Seagri e Codevasf, e um veterinário já acompanha o trabalho dos agricultores. Pode-se notar que a chegada desses animais e dos incentivos do Governo tem gerado uma grande expectativa de crescimento na comunidade. Vamos trabalhar para dar certo”, declarou Lisboa.

Na área do Projeto Marituba, que compreende mais de 4 mil hectares, outros três técnicos agropecuários da Emater/AL orientam famílias agricultoras no plantio de arroz, mandioca, inhame, hortaliças – através da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) – e ainda o pescado, porém a maioria das culturas são de subsistência, devido ao baixo potencial de comercialização.

Visita técnica ao Canadá

A diretora-presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, também fez parte da equipe que participou da visita técnica ao Canadá, País referência na organização da cadeia produtiva de leite e derivados no mundo. Um dos objetivos do intercâmbio foi buscar experiências e tecnologias que possam ser aplicadas em Alagoas. Um dos pontos chaves das visitas foi à política de organização do setor, através de incentivos públicos e privados. A parceria firmada entre Seagri, Emater/AL, Codevasf e Cooperativa Pindorama mostra que isso já começa acontecer.