×

Negócios/Economia

Emater discute proposta de parceria para contratação de técnicos agrícolas

Como forma de ampliar ainda mais os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado de Alagoas, o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, reuniu-se, nesta segunda-feira (18), com prefeitos de três municípios alagoanos.

Na reunião foi discutida a proposta de convênio ofertada pela Emater, que prevê a contratação de técnicos agrícolas para atuar em conjunto entre Estado e os municípios alagoanos. Estiveram presentes na reunião, os prefeitos Fernando Pereira, de Junqueiro, Peu Pereira, do município de Teotônio Vilela, e Pauline Pereira, de Campo Alegre, e a deputada estadual Jó Pereira.

O presidente da Emater, Carlos Dias, explica que o convênio objetiva o fortalecimento da agricultura familiar alagoana, com a contratação de mais profissionais que irão atuar em consonância com a proposta do Governo do Estado e da Emater para o segmento, à medida que esse técnico atenderá também às demandas específicas de cada município.

“Nós pretendemos ampliar a rede de assistência técnica e extensão rural para além da contratação dos 97 bolsistas que já esta sendo realizada pelo Governo do Estado através da Emater. Mas, é preciso também fortalecer essa rede e, por isso, nós estamos indo em busca do apoio das prefeituras. Algumas já possuem técnicos, outras vão contratar, mas o fato é que eles vão participar da criação de um plano de trabalho junto com a Emater. É o início de uma caminhada, mas espero que lá no final possa trazer benefício para o pequeno agricultor”, afirmou Dias.

A deputada estadual Jó Pereira, acredita que a parceria, caso firmada, venha trazer melhorias para a agricultura em Alagoas. “A Emater está passando por uma reestruturação, com o fortalecimento da sua estrutura física e humana. É um órgão fundamental, pois é o canal para levar assistência técnica, extensão, tecnologias para que o homem do campo possa ter uma vida melhor”, explica a parlamentar.

O irmão da deputada e prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, avalia como positiva a proposta de convênio. “Nós só temos a ganhar, pois vamos ter um técnico que vai poder emitir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de que, com a parceria, vamos ter o registro dos dados da nossa produção e as informações sobre a agricultura local, o que vai gerar receita para o município. Nós temos a intenção de assinar o convênio e contratar um técnico para a Secretaria Municipal de Agricultura, que vai participar desse convênio”, declarou o gestor municipal.

Além dos gestores, participaram do encontro, os secretários municipais de Agricultura e o gerente de planejamento da Emater/AL, Roncalli Araújo.

Uma reunião com os técnicos agrícolas dos três municípios está agendada para a próxima quinta-feira (21), para que sejam alinhados os detalhes técnicos para o convênio.