A gente vê que existe um trabalho de conscientização, trabalho de inclusão social
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, esteve no sábado (27), em Aracaju, com o objetivo de conhecer de perto o gerenciamento do esporte sergipano, assim como discutir a possibilidade de implantação do projeto “Transforma” em Sergipe. Recebido pela superintendente de Esportes da Seduc, Mariana Dantas, o presidente ainda conheceu a Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, localizada no bairro Santos Dumont, em Aracaju.
Na ocasião, Paulo Wanderley elogiou os trabalhos desenvolvidos na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia. “Essa visita preencheu minha expectativa positivamente. A gente vê que existe um trabalho de conscientização, trabalho de inclusão social. Achei interessante. Aqui existe o envolvimento, não só das crianças, mas também dos familiares. Eles se sentem também participativos e isso facilita a ideia, que é exatamente a de promover a inclusão social. Aqui estou vendo, que existe um diferencial dos projetos que eu conheço”, avaliou Paulo Wanderley.
A superintendente de Esportes da Seduc, Mariana Dantas, destacou a presença de Paulo Wanderley em Aracaju como uma oportunidade de conhecer o que o Estado de Sergipe está fazendo, para desenvolver o esporte de base. “Essa visita à Escola Gerivaldo Garcia vem em uma hora muito importante para a gente, porque estamos nesse processo de fusão com a Secretaria de Educação. Então, um projeto como esse, o Transforma do COB, que prevê os preceitos da política pedagógica brasileira dentro da política desportiva também, só traz benefícios para todos os envolvidos. A gente só tem a ganhar. Esporte e Educação são duas ferramentas, que unidas, tem o poder de realmente fazer a transformação”, destacou.
Projeto Transforma
A visita do presidente do COB deixou a perspectiva de se firmar uma parceria com Estado e município de Aracaju, para implantação do projeto Transforma, que leva a capacitação para professores das redes pública e particular, em todo o Brasil.
Criado em 2014, o projeto se faz presente em 2.200 escolas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. Sergipe pode ser mais um estado a fazer parte desse projeto, cujas atividades vão além da escola, com a realização de festivais esportivos. Nesses festivais, atletas profissionais se apresentam ao público, aumentando a interação entre o desportista e a população, reforçando o clima de confraternização que só esporte sabe produzir.
Sobre o projeto Transforma, Marina Dantas disse que tanto o Estado de Sergipe, como o munícipio de Aracaju, estão se mobilizando para fechar essa parceria com o COB. “É uma parceria onde os professores poderão fazer cursos à distância, gratuitos e serão dirigidos não só a professores de Educação Física, mas de todas as outras disciplinas, para que eles aprendam, sejam multiplicadores dos valores olímpicos e possam passar isso para nossas crianças”, concluiu.
Para o secretário municipal de Esporte de Aracaju, Antônio Hora Filho, essa parceria traz a possibilidade de capacitar os professores das redes estadual e municipal. “Essa parceria fará com que nossos professores sejam multiplicadores dos valores olímpicos e isso vai fundamentar uma nova cultura esportiva em nosso estado. Paulo Wanderley é a maior autoridade do desporto no Brasil e é com muita alegria que estamos aqui para recepcioná-lo e mostrar o que Sergipe faz no segmento esportivo”, disse Antônio Hora.
A visita também foi acompanhada pelo o secretário Municipal de Esportes e da Juventude e da Aracaju, Antônio Hora Filho, o professor Manoel Luís Oliveira e o deputado federal Fábio Mitidieri, presidente da Comissão de Esportes da Câmara Federal.
