Prefeitura de Penedo contratou uma empresa para realizar um estudo técnico que foi repassado ao presidente da Codevasf
Um desejo dos moradores que residem no Baixo São Francisco alagoano e sergipano, pode se tornar realidade. O pré-projeto – Estudo Preliminar para Implantação de Ponte Sobre o Rio São Francisco, entre os Municípios de Penedo e Neópolis -, depois de vários anos parado, foi retomado pela atual gestão.
E para falar desta importante inciativa, o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB), acompanhado do secretário de Infraestrutura, Walmir Lessa e do vereador Manoel Messias (PDT), concedeu a última entrevista de 2013. Onde os principais assuntos abordados foram: a saída de Penedo do Cadastro Único de Convênios (Cauc) e da ponte ligando os munícipios de Penedo e Neópolis.
“Primeiro quero agradecer aos que fazem parte da administração pelo empenho. Depois de quase 12 meses impedido de realizar convênios, conseguimos deixar o Cadastro Único de Convênios (Cauc). Agora poderemos realizar convênios e receber recursos, até mesmo por emenda parlamentar. Ninguém da bancada federal queria colocar recursos para Penedo, temendo que a cidade não saísse do Cauc em tempo hábil de receber o aporte financeiro. Após a saída, alguns parlamentares já incluíam Penedo em suas cotas de emendas”, comemorou.
Um grande sonho ganhando forma
Durante anos, o pré-projeto da ponte ligando as duas cidades vizinhas ficou parado por parte dos alagoanos. Momento que o sergipano, seguia. Porém, eles desejam a ponte nas cidades de Piaçabuçu e Brejo Grande. Mas, desde o início de 2013, a Prefeitura de Penedo retomou as conversas a respeito da obra, almejada em nossa cidade. E para que o pré-projeto seguisse, foi necessário que a Prefeitura de Penedo contratasse uma empresa para realizar alguns trabalhos.
“Para que a iniciativa começasse a tomar forma, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), precisava de alguns dados, para preparar o termo de referência para a contratação do projeto. Tivemos que contratar uma empresa para levantar alguns dados com relação à ponte. E a empresa definiu com o apoio da Secretaria de Infraestrutura de Penedo, a localização, o gabarito, a geometria da via de ligação e o acesso aos municípios de Penedo e Neópolis. Além da previsão de custos. Com esses dados técnicos, entregamos nas mãos do presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, que abraçou a causa”, pontuou Lopes.
Nesta reunião estiveram presentes o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), o vice, Ronaldo Lopes (PMDB) e o deputado federal Renan Filho (PMDB). “A partir do estudo preliminar, a Codevasf vai contratar outra empresa para a elaboração dos estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental, para só assim, dar um parecer sobre a construção da ponte. Neste momento, a Companhia não dispunha de recursos para o estudo, e o deputado alocou R$ 1 milhão da sua cota de emendas e repassou para que a Codevasf contratasse uma empresa para realizar o estudo”, detalhou Ronaldo Lopes.
Programa de Aceleração do Crescimento
Algumas conversas prévias já aconteceram entre Marcius Beltrão, Ronaldo Lopes e o senador Renan Calheiros (PMDB), para mostrar a importância da ponte ligando as cidades de Penedo e Neópolis. “Já nos encontramos com o senador para mostrar o – Estudo Preliminar para Implantação de Ponte Sobre o Rio São Francisco, entre os Municípios de Penedo e Neópolis -, e explicar a importância da obra que pode contribuir muito com a economia da região. E Renan Calheiros se prontificou em levar o pleito ao conhecimento da presidenta Dilma Rousseff (PT), para tentar incluir essa importante obra para o Baixo São Francisco, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, concluiu o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB).
Discriminação
Extensão da ponte – 1.100 m;
Largura da ponte – 18,50 m;
Extensão dos acessos – 7.500 m;
Distância do vão navegável – 300 m;
Distância entre vãos – 35,00 m;
Número de vãos da ponte – 22,0;
Extensão de ponte protendida – 800 m;
Extensão de ponte estaiada – 300 m;
Largura do passeio – 2,00 m;
Largura da ciclovia – 2,00 m;
Número de faixas de rolamento – 2,0;
