O deputado Renan Filho (PMDB/AL) participou nesta sexta (14) da sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, na Câmara dos Deputados. Após parabenizar os profissionais da educação, o deputado lembrou a importância de oferecer-lhes melhores condições de trabalho, valorizando-os e tornando suas carreiras mais atrativas para os jovens.
Renan Filho foi líder estudantil, tanto na escola quanto na universidade. E foi neste movimento que iniciou sua defesa pelos professores. “Na UnB (Universidade de Brasília), participamos de greve, seguramos as bandeiras grevistas junto aos professores, por vezes, para que o professor pudesse ser valorizado, que incorporasse gratificações a seus salários e pudessem ter a sua condição verdadeiramente respeitada pela Universidade”, lembrou o deputado.
Quando foi prefeito de Murici, Renan Filho desenvolveu uma série de ações para aprimorar a carreira do professor, como custos de capacitação, melhorias nas escolas, mas, sobretudo, na questão salarial. Durante seu mandato, a proporção salarial da categoria teve o maior crescimento do estado de Alagoas. Para ele, não se pode exigir o desempenho máximo de um professor quando seu salário não supre nem sequer as necessidades de suas famílias.
Renan Filho é suplente da Comissão de Educação e membro titular da comissão especial que discute o Plano Nacional de Educação (PNE). Das 20 metas do PNE, oito são em defesa da valorização dos professores. “É preciso investir 10% do PIB em educação, como forma do Brasil virar a pagina do subdesenvolvimento e das condições subumanas que o professores enfrentam no dia-a-dia pra cumprir seu papel”, defendeu o deputado.