×

Sergipe

Em reunião com Dilma Rousseff, Governador demonstra protagonismo no combate à microcefalia em Sergipe

Dilma reuniu governadores para traçar plano de combate à microcefalia

O governador Jackson Barreto, acompanhado do Secretário de Estado da Saúde José Sobral, participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro e governadores de diversos estados brasileiros, para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 08, em Brasília.

O governador Jackson Barreto lembrou que Sergipe foi o segundo estado brasileiro a lançar seu plano de enfretamento à microcefalia, no dia 30 de novembro. “Nós nos antecipamos inclusive ao plano nacional e nosso trabalho já foi iniciado, mas, assim como os demais estados, precisamos do apoio do governo federal”, disse Jackson Barreto, lembrando que mesmo o apoio já anunciado do Exército Brasileiro ainda depende do apoio logístico da União. “O governo federal precisa garantir a estrutura de transporte e alimentação para que o exército nos ajude. Existe boa vontade, mas é preciso estrutura para enfrentar essa guerra”, enfatizou o governador.

As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e na proteção de mulheres em período fértil e gestantes, sobretudo nos três primeiros meses de gravidez.

“A microcefalia é um drama muito sério e temos que combatê-la com todas as forças. Para isso, a presidenta Dilma convocou todos os governadores e colocou à disposição o Exército Nacional, a Defesa Civil, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. Toda a sociedade brasileira precisa ser mobilizada”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, após o encontro.

Segundo Castro, foi montado no Ministério de Integração Nacional um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. Além disso, será montado um centro regional em cada estado, que será integrado à Brasília. “O governo fará tudo para combater esse problema tão grave que o Brasil está passando”, afirmou.

O secretário de Estado de saúde, José Sobral, destacou que na reunião com a presidente Dilma Rousseff, Sergipe confirmou seu vanguardismo no enfrentamento da microcefalia, ao ter declarado situação de emergência no último dia 30 de novembro, já tendo inclusive, estabelecido parcerias com a Universidade Federal de Sergipe e a EBSER para os cuidados com as crianças nascidas com a síndrome, em sintonia com o que está sendo feito neste momento pelo Ministério da Saúde.

“Sergipe segue nas ações em sintonia com o estado de Pernambuco e no alinhamento de ações com o Governo Federal. O plano lançado hoje pela presidente Dilma Rousseff está nos mesmos padrões que o nosso, inclusive com a instalação da sala de situação que ocorrerá neste quinta-feira, 10, com a inclusão de órgãos estaduais como a Defesa Civil, Secretaria de Estado da Educação, e órgãos federais como Exército Brasileiro e Funesa”.

A maior proliferação do mosquito ocorre entre os meses de fevereiro, por isso, o ministro da Saúde ressaltou necessidade de acelerar o plano de enfrentamento. “Temos que fazer um trabalho urgente, visitando todas as casas e destruindo os criadouros de mosquito. É qualquer água acumulada”, disse Castro.
O ministro informou ainda que, até o momento, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação. O estado de Pernambuco registrou o maior número de casos (804). Em seguida estão os estados da Paraíba (316) e Bahia (180). Sergipe vem em quarto, com 96 casos registrados.