Encontro aconteceu nesta segunda, 23
Nesta segunda-feira, 23, o secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Guilherme Lopes, esteve reunido com a Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), mostrando sua vontade em querer boas notícias para a saúde dos alagoanos.
Com o objetivo de discutir o atual cenário da saúde pública em Alagoas, na oportunidade, foi elencado pelo presidente do Cosems Rodrigo Buarque, as fragilidades enfrentadas pelos municípios alagoanos e os problemas que afligem os gestores da Saúde.
Durante o encontro, foram pontuadas ações para que seja estabelecido um calendário de pagamento dos atrasos, reforma de UPA, planejamento para a melhoria dos fluxos hospitalares e da frota das unidades hospitalares.
Na reunião, foi proposto também que a equipe da Sesau visite os hospitais para reorganizar os fluxos e as ofertas de leitos para os municípios; bem como melhorar a assistência nas áreas de Ortopedia, Oncologia e Cardiologia, sobretudo as que demandam urgência e resoluções a curto prazo.
Aberto aos diálogos com os municípios e Cosems, o secretário executivo da Sesau respondeu pontualmente os questionamentos dos secretários de Saúde e revelou que pretende fazer visitas nos setores e unidades de Saúde dos municípios.
No encontro, Guilherme afirmou também que elaborará, ao final do mês de março, um cronograma de pagamento, conforme projeção de débitos retroativos e com o pagamento do mês, uns dos pontos levados à reunião.
O secretário executivo assegurou ainda que sempre vai avaliar as demandas dos municípios e as responderá de acordo com as condições do Estado. “Este é um momento importante para ouvir quem trabalha de perto com a saúde. Buscaremos juntos soluções e iniciativas que podem resolver as demandas dos municípios do nosso Estado”, disse Guilherme.
Ao final do encontro, o presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, reforçou a importância da maior participação da SESAU nas reuniões, uma vez que as pactuações de decisões importantes para a saúde pública são realizadas nestes fóruns de discussão.
