×

Penedo

Em procissão pelas ruas de Penedo, fiéis rendem glórias a Santo Antônio

Milhares de pessoas participaram do ritual religioso na noite deste sábado, 13

Milhares de pessoas prestigiaram na noite deste sábado, 13, a tradicional procissão com a imagem de Santo Antônio. Durante 13 noites, os fiéis penedenses renderem glórias, fizeram promessas e gradeceram graças alcançadas durante celebrações realizadas na Igreja Conventual Santa Maria dos Anjos.

O cortejo com a imagem do santo teve início por volta das 18 horas. Da Igreja Santa Maria dos Anjos, localizada no Centro Histórico de Penedo, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade mostrando a fé e devoção do povo ribeirinho com o “Santo Casamenteiro”.

A procissão de Santo Antônio todos anos é prestigiada por uma verdadeira multidão. Assim como fez nas últimas décadas, a senhora Jaciara Duarte Santos e Silva, 72 anos, acompanhou todo o percurso da procissão com os pés descalços, como forma de agradecer ao santo uma graça alcançada com a força de sua fé.

“Eu não perco uma procissão de Santo Antônio. A história dele é muito bonita e deveria ser seguida por todos, tenho certeza que o mundo seria bem melhor. Já tive inúmeros pedidos alcançados por intercessão de Santo Antônio por isso sempre que posso faço questão de agradecer. Desde muito jovem que sou devota do santo e serei até o fim de minha vida”, declarou a idosa que reside no bairro Santo Antônio, o “Barro Vermelho”.

Assim como de costume, a procissão contou com a participação mais que especial da “Sociedade Musical Penedense”. Ao som de tradicionais cânticos religiosos, os fiéis louvaram e homenagearam o santo com a súplica “Santo Antônio rogai por nós, intercedei a Deus por nós”. Os religiosos aproveitaram a oportunidade para juntos pedir paz para a cidade de Penedo, clamando que o amor desabroche no coração daqueles que vivem longe dos ensinamentos da igreja.

O santo…

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, e faleceu no dia 13 de junho na cidade de Pádua, marcando a data. O santo foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.