Comitiva conheceu espaço que em breve se transformará Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Lopes
O senador da República, Rodrigo Cunha (PSDB), visitou Penedo nesta terça-feira, 31 de agosto, para conferir de perto o primeiro dia do Feirão do Nome Limpo, evento que será realizado na cidade ribeirinha em parceria com a prefeitura municipal até a próxima quinta-feira, 02 de setembro.
Antes de participar do evento, o senador esteve nos estúdios da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para conceder uma entrevista ao Programa Lance Livre, apresentado pela radialista Martha Martyres e conversar com os ouvintes da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco.
Na oportunidade, Cunha falou sobre diversos assuntos e, claro, explicou um pouco mais sobre o feirão que vai possibilitar que os penedenses com dívidas e com nomes negativados em organismos de proteção de crédito possam renegociar seus débitos, sair da inadimplência e “limpar” seus nomes com condições especiais e facilitadas.
“Este Feirão é uma grande oportunidade para a população de Penedo saldar seus débitos em condições justas, com descontos e prazos de negociação, retirando seus CPFs dos cadastros negativos e voltando ao mercado de crédito local e nacional. A Lei do Nome Limpo tem este grande mérito, é uma legislação de defesa do consumidor e da cidadania e convido todos os moradores da região a negociarem suas dívidas nesta iniciativa, organizada pela Prefeitura de Penedo e por demais parceiros”, reiterou Rodrigo Cunha, que foi o relator no Senado Federal da chamada Lei do Nome Limpo, sendo também o articulador da aprovação da matéria no Congresso.
Ainda na entrevista, onde também falou sobre os exorbitantes aumentos no preço dos combustíveis e sobre o cenário político atual, Rodrigo Cunha fez um chamamento para que as pessoas participem mais da política para que assim, todos juntos, possam construir uma cidade, um estado, um país mais igualitário, melhor de se viver.
“Esses aumentos estão afetando a vida de muitas pessoas. A Petrobrás precisa rever esses constantes reajustes, assim como também o Governo do estado, quanto a questão do ICMS. Nós estamos trabalhando, lutando para que o consumidor já tão sofrido não continue sendo lesado”, explicou Cunha.
Logo após a entrevista, o senador, acompanhado do vereador e companheiro de lutas, Denys Reis, da vereadora Raquel Tavares e do vereador Rodrigo Regueira, além do secretário municipal de Saúde Guilherme Lopes, entre outras autoridades, visitou a Santa Casa de Misericórdia de Penedo.
Durante a visita, a comitiva foi recepcionada pelo provedor da instituição filantrópica que há mais de 250 anos presta relevantes serviços para toda a região, Eduardo Regueira. Rodrigo Cunha conheceu um pouco mais da estrutura do local que em breve vai se transformar no Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes, como forma de homenagear o médico que foi provedor da Santa Casa de Penedo por mais de 30 anos e faleceu em maio de 2020.
Rodrigo Cunha garantiu que destinará emendas para que junto com o apoio da prefeitura municipal, o Centro de Hemodiálise possa funcionar o quanto antes. O Centro já possui 20 novas máquinas de diálise, que, em linhas gerais, limpam e filtram o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer.
O novo espaço que será gerido pela Santa Casa contará com dois consultórios médicos; setor para a administração e serviço social; banheiros internos e externos; sala de higienização e esterilização; além de um salão com capacidade para 20 cadeiras de processamento. Com o fim das obras e o início das sessões de hemodiálise em Penedo, os pacientes serão atendidos nos dois turnos, de segunda a sábado, tendo mais comodidade, pois não mais precisarão se deslocar para outras cidades para ter o devido atendimento.
A estimativa é de que 120 sessões sejam realizadas por dia.
