×

Meio Ambiente

Em Penedo, CBHSF apresenta resultados do cadastramento de nascentes

Ação visa a elaboração de planos de ação para o Rio Piauí

Em uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório da Casa de Aposentadoria, em Penedo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) apresentou o resultado do cadastramento de nascentes, análise de água e propostas para elaboração de planos de ação para o Rio Piauí.

A oficina contou com a participação do vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB), do secretário geral do CBHSF, Maciel Oliveira, e do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, além de diversas entidades. A apresentação dos estudos ficou a cargo do engenheiro Pedro Costa, da Gama Engenharia.

Em contato com a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, o vice-prefeito Ronaldo Lopes falou sobre a importância do projeto e do rio para a região. “Considero esse projeto como um dos mais importantes porque o rio Piauí é o único totalmente perene e de água doce que deságua no rio São Francisco, em Alagoas. Por isso sua preservação é fundamental”, afirmou.

O projeto de levantamento e diagnóstico ambiental do rio Piauí é desenvolvido pelo CBHSF com o objetivo de cadastrar as nascentes, analisar a água, criar e executar medidas para proteção do rio que nasce em Arapiraca e deságua na margem esquerda do rio São Francisco, passando pelos municípios de Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela, Coruripe, Feliz Deserto, Penedo e Piaçabuçu.

Na primeira etapa do projeto foram diagnosticadas, 153 nascentes das quais 119 foram selecionadas para a fase de recuperação, que está em andamento na parte alta da bacia que contempla os municípios de Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião e Teotônio Vilela.

Cone Freire - aquiacontece.com.brOs trabalhos consistem basicamente no seguinte: “cercamento”, que protege as nascentes, evitando a entrada e o pisoteio de pessoas e animais; “reflorestamento” do entorno das nascentes com espécies nativas, o que evita o assoreamento, aumento a quantidade e a qualidade da água; e na contenção em “solocimento”, que se baseia na limpeza e no isolamento da nascente, além da instalação de tubos para aproveitamento de uma água de boa qualidade; entre outras técnicas.

De acordo com o secretário geral do Comitê, Maciel Oliveira, com a apresentação dos estudos a próxima fase será criar e executar um plano de ação para o médio e baixo Piauí, que compreende os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Penedo e Piaçabuçu. De 350 nascentes encontradas na região, pelo menos 300 serão selecionadas para a fase de recuperação, nesta etapa do projeto.

“A intenção do Comitê é que esse nosso projeto recupere cerca de 500 nascentes, no Rio Piauí, encerrando aqui no município de Penedo. Precisamos urgente revitalizar as nascentes dos rios afluentes, ou daqui a pouco não teremos mais água no Velho Chico. O CBHSF já investiu mais de 45 milhões de reais em projetos desse tipo em toda Bacia. E estamos finalizando até maio a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco, que é o principal instrumento de gestão da Política de Gerenciamento dos Recursos Hídricos”, finalizou Oliveira.