Simulado que aconteceu durante toda esta sexta-feira (18), reuniu 520 alunos de seis escolas públicas
A difícil escolha entre: O amor e o futuro. Essa é uma dúvida de muitos jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez. Em Penedo, não poderia ser diferente.
Durante toda esta sexta-feira (18), no clube da Paisa, cerca de 520 alunos da rede pública de ensino, de seis escolas da região, pertencentes a 9º Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), participaram do ‘2º Aulão Preparatório’ para o exame.
De acordo com a coordenadora 9ª CRE, Cleide Cerqueira, o objetivo do simulado é preparar os alunos, interiorizá-los com as questões, fazendo com que eles ganhem segurança. “Existem alunos que vão fazer o Enem pela primeira vez e ainda não escolheram o que pretendem cursar, caso tenham êxito. E com o ‘Aulão’, também buscamos sociabilizar, levar conhecimento para eles”, explicou.
A inciativa em organizar o simulado partiu da equipe de professos da regional de Penedo, que pelo segundo ano consecutivo buscou apoio do Estado para a realização. O simulado com mais de 200 questões, teve início às 09hrs e terminou por volta das 16hrs. Da cidade, participaram três docentes, com as disciplinas Filosofia (Rafael Renovato), Biologia (Milena Souza Barros) e Química (Calor Alberto Santana Eloy).
Para as outras matérias, a 9º CRE pediu apoio ao Estado para a indicação dos professores de Geografia, Português, Matemática e História. “Diante da carência na região por professores de algumas disciplinas, tivemos que pedir apoio a Secretaria de Educação na indicação dos professores. Pelas dificuldades, quatro professores foram de outras cidades”, justificou a coordenadora.
Caderno de questões
Segundo Cerqueira, o simulado contém mais de 200 questões, que foram elaboradas pelos sete professores. “Os docentes elaboraram as questões, seguindo o critério de maior evidência para o exame. A partir disso, a equipe de professores da nossa regional se reuniu para debater, retirando questões e, ou acrescentando. Uma união pelo bem dos nossos alunos. Mesmo diante das dificuldades, da carência de professores para algumas áreas, sempre conseguimos bons resultados com o Aulão”, garantiu a coordenadora da 9ª Coordenadoria de Regional de Ensino (CRE), sediada em Penedo, Cleide Cerqueira.
O amor e o futuro
O Aulão de hoje (18), também serviu para tirar dúvidas quando a carreira que pretende seguir. Professores conversando com estudantes, alunos de outras cidades, conversando com alunos de Penedo. Uma grande interação que envolveu 520 estudantes, de seis escolas de Penedo e região.
Quatro amigas da mesma turma, pertencentes à Escola Estadual Alcides Andrade. Apenas uma, convicta da carreira que pretende seguir. Poliana dos Santos, 17 anos, Psicologia ou Educação Física; Valéria Farias, 17, Psicologia ou Veterinária; Darleane dos Santos, 17, Psicologia ou Fisioterapia e Raiane Caroline, 16 anos, quer cursar Direito.
Poliana dos Santos está dividida, pensando no futuro. O amor por uma carreira, ajudar o semelhante diz, Psicilologia. E o futuro, em conseguir a rápida inserção no mercado de tralho, do outro lado grita, Educação Física. “Gosto e admiro muito Psicologia, uma profissão que procura ajudar os que necessitam. Porém, penso que é uma área pequena, restrita. Já Educação Física, existe carência de profissionais, isso pode ser visto na rede pública de ensino. Minha dúvida é grande, a escolha entre duas graduações. Penso muito no futuro, em concluir o curso e conseguir a imediata inserção no mercado de trabalho”, ponderou.
A única convicta das amigas, afirmou que é um sonho a realizar. “Direito é o meu sonho, e vou conseguir realizá-lo. Essa é uma área que admiro muito e estou convicta do que almejo. Se tenho certeza do que desejo, tudo vai acontecer como imagino. Vou orgulhar a todos aqueles que torcem por mim”, afirmou Raine Caroline.
Uma coisa é certa entre as quatro amigas, o simulado vai ajudar muito na busca pelo tão sonhado curso superior. E para as três ainda em dúvida, pretendem a partir do ‘Aulão’, com o conhecimento adquirido, em cada uma das sete disciplinas e a conversa com professores e amigos, a definição da carreira que pretendem seguir.
