Pela primeira vez, Penedo sedia um encontro estadual deste porte, com cerca de 60 municípios debatendo sobre educação durante dois dias. Realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o II Encontro Estadual dos Anos Finais do Ensino Fundamental acontece no Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto, no Centro Histórico.
Com uma ampla programação, o encontro ocorre durante dois dias e nos dois turnos. Na abertura, a organização registrou a participação de aproximadamente 60 municípios, do Agreste ao Sertão e do Litoral à Zona da Mata, que enviaram secretários e coordenadores municipais de Educação.
O secretário de Educação de Penedo, Luciano Lucena, participou da mesa de abertura dos trabalhos e foi mediador da conferência ‘Uma Escola para as Adolescências: Dados, Trajetórias e Inovação’. O gestor agradeceu a presença de todos.
“Penedo é o polo educacional de uma grande região, com escolas da rede municipal e estadual bem avaliadas. A rede privada de ensino é bem conceituada, temos dois colégios católicos, sendo um gerido pelo Bispo Diocesano de Penedo, a rede federal de ensino, com Ifal e Ufal, além de uma faculdade privada e, agora, um curso de Medicina. Sim, somos referência de ensino para uma grande região. E hoje é com muita satisfação que recebemos todos vocês para trabalhar e debater estratégias para a educação, principalmente a Educação Fundamental. Então, sejam todos bem-vindos à Penedo”, disse Lucena.
A primeira roda de conversa do dia contou com estudantes de diversas regiões de Alagoas, que debateram o tema ‘Adolescências, Vozes e Pertencimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental’. Representando Penedo e a Escola Professor Wilton Lisboa Lucena, participou o estudante Suellyton Leonardo.
“Hoje é um dia muito especial e fora do comum para mim, momento em que represento minha escola e debato com outros alunos sobre o ‘Novo Lugar na Escola para a Juventude’. Este é um projeto que traz muitos benefícios para os adolescentes e, com isso, estou aprendendo muito. Obrigado e parabéns a todos por proporcionarem este momento para os estudantes”, destacou Suellyton.
A secretária de Educação do município de Maravilha, Adriana Paulino, que também é coordenadora técnica da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), agradeceu a parceria com a Prefeitura de Penedo na realização do evento.
“Para nós, é uma satisfação muito grande essa parceria com a Prefeitura de Penedo e a Secretaria Municipal de Educação, que nos acolheram para a realização deste grande evento. Falar da escola e das adolescências, no contexto em que estamos vivendo, é primordial para todos. É uma iniciativa muito importante debater temas atuais e voltados aos alunos adolescentes. Tenho certeza de que sairemos daqui com mais ideias e um novo olhar sobre diversos temas. Parabéns a todos e obrigado aos dirigentes pela grande adesão ao evento”, finalizou.
Confira a programação completa clicando aqui
Secom – PMP

