×

Alagoas

Em nova coleção de grife nacional, artesanato de Alagoas consolida espaço no país

Mais de 200 bordadeiras do estado vão ver seu trabalho ganhar visibilidade no cenário nacional. Ao conquistar o guarda-roupa das brasileiras no verão passado, o tradicional bordado filé atraiu mais uma vez a atenção de grifes nacionais e agora renova parceria com a marca carioca Cantão, que desde o ano passado trabalha em conjunto com artesãs alagoanas.

Integrantes do grupo de profissionais certificados com o selo de Identificação Geográfica (IG) no estado, as cooperativas participam do projeto elevando a produção cultural alagoana para um novo patamar. Além de promover a geração de renda das artesãs, a parceria com a grife incentiva a integração a partir da troca de conhecimento entre o talento manual primitivo e a sofisticação do mundo fashion.

Além disso, as peças de palha de taboa, produzidas no município de Feliz Deserto, e de palha de ouricuri, das artesãs de Coruripe, também integram a proposta estética deste ano. Expandindo sua composição para além do bordado de filé, a grife carioca enxergou nos detalhes de aplicação dos acessórios uma forma de encantar as mulheres brasileiras, ao combinar os elementos tradicionais do artesanato com a leveza e sofisticação presentes na nova Coleção Primavera/Verão 2014.

A parceria não se limita à relação de vendas e produção. As bordadeiras e trançadeiras de palha recebem consultoria e qualificação de mão de obra do Sebrae, que entra como articulador do projeto.

“Dessa forma, a arte alagoana ganha notoriedade ao ser valorizada enquanto produção cultural diferenciada, sendo sinônimo de qualidade e originalidade”, explica a diretora de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Dyslene Teles. O lançamento da coleção aconteceu essa semana, durante um evento de moda em Maceió. A partir de novembro, as peças passam a compor as vitrines das lojas Cantão em todo o Brasil.