×

Penedo

Em noite festiva, Academia Penedense de Letras homenageia figuras ilustres

Cardiologista Francisco Costa foi um dos homenageados

Em uma solenidade bastante concorrida realizada na noite do último sábado, 27 de outubro, na Casa da Aposentadoria em Penedo, o conceituado médico cardiologista Francisco de Assis Costa e o jornalista Marcelino Cantalice da Trindade foram homenageados pela Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC).

O evento contou com a presença de várias autoridades locais e membros da sociedade civil que não poderiam deixar passar a oportunidade de aplaudir de pé o médico e o jornalista que tanto fizeram e ainda fazem pelos penedenses e pela história cidade no desenrolar de suas funções.

O responsável por conduzir as homenagens honoríficas feitas ao médico Francisco Costa foi o maestro Benedito Fonseca, que ao lado do Dr. Francisco Souza Guerra, o Dr. Tico, explanaram aos presentes o porquê do nome do profissional da saúde ter sido escolhido para receber as congratulações da academia.

O cardiologista atualmente exerce sua profissão na capital alagoana, mas mesmo separado por mais 170 km de distância de Penedo, nunca esqueceu a cidade e tem ajudado a salvar a vida de muitos penedenses, sem distinção de cor, raça, sexo e situação econômica. Para muitos nativos da cidade ribeirinha, o carismático médico é considerado como um verdadeiro super-herói.

Em seu discurso, o Dr. Francisco Costa relembrou fatos importantes ocorridos na cidade de Penedo, bem como relembrou a existência de conhecidos penedenses naturalmente tidos como personagens folclóricos. O cardiologista lembrou também de sua atuação na medicina e voltou a frisar que as portas de seu consultório estarão sempre abertas para atender aqueles que precisarem.

Já o jornalista e frei, Marcelino Cantalice, foi homenageado pelos professores Moezio de Vasconcelos e Wilson Lucena. Emocionado e ao mesmo tempo mostrando uma tremenda felicidade em ser lembrado pela instituição, o homenageado ouviu os docentes e membros da academia relembrando importantes fatos que marcaram a vida do frei em Penedo. Marcelino Cantalice é um homem muito preocupado com a cultural local e por conta disso busca apoiar e promover ações que resgatem a história da cidade ribeirinha.

Depois de agradecer as homenagens, frei Marcelino deixou transparecer o seu amor Penedo, cidade a qual ele considera como “belíssima e aconchegante”.

A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências foi fundada em 03 de setembro de 1963. Atualmente possui 19 Sócios Efetivos e é presidida pelo procurador de estado e defensor público Valfredo Messias dos Santos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO