Cardiologista Francisco Costa foi um dos homenageados
Em uma solenidade bastante concorrida realizada na noite do último sábado, 27 de outubro, na Casa da Aposentadoria em Penedo, o conceituado médico cardiologista Francisco de Assis Costa e o jornalista Marcelino Cantalice da Trindade foram homenageados pela Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC).
O evento contou com a presença de várias autoridades locais e membros da sociedade civil que não poderiam deixar passar a oportunidade de aplaudir de pé o médico e o jornalista que tanto fizeram e ainda fazem pelos penedenses e pela história cidade no desenrolar de suas funções.
O responsável por conduzir as homenagens honoríficas feitas ao médico Francisco Costa foi o maestro Benedito Fonseca, que ao lado do Dr. Francisco Souza Guerra, o Dr. Tico, explanaram aos presentes o porquê do nome do profissional da saúde ter sido escolhido para receber as congratulações da academia.
O cardiologista atualmente exerce sua profissão na capital alagoana, mas mesmo separado por mais 170 km de distância de Penedo, nunca esqueceu a cidade e tem ajudado a salvar a vida de muitos penedenses, sem distinção de cor, raça, sexo e situação econômica. Para muitos nativos da cidade ribeirinha, o carismático médico é considerado como um verdadeiro super-herói.
Em seu discurso, o Dr. Francisco Costa relembrou fatos importantes ocorridos na cidade de Penedo, bem como relembrou a existência de conhecidos penedenses naturalmente tidos como personagens folclóricos. O cardiologista lembrou também de sua atuação na medicina e voltou a frisar que as portas de seu consultório estarão sempre abertas para atender aqueles que precisarem.
Já o jornalista e frei, Marcelino Cantalice, foi homenageado pelos professores Moezio de Vasconcelos e Wilson Lucena. Emocionado e ao mesmo tempo mostrando uma tremenda felicidade em ser lembrado pela instituição, o homenageado ouviu os docentes e membros da academia relembrando importantes fatos que marcaram a vida do frei em Penedo. Marcelino Cantalice é um homem muito preocupado com a cultural local e por conta disso busca apoiar e promover ações que resgatem a história da cidade ribeirinha.
Depois de agradecer as homenagens, frei Marcelino deixou transparecer o seu amor Penedo, cidade a qual ele considera como “belíssima e aconchegante”.
A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências foi fundada em 03 de setembro de 1963. Atualmente possui 19 Sócios Efetivos e é presidida pelo procurador de estado e defensor público Valfredo Messias dos Santos.
