Skip to content

Em menos de um dia, já choveu em Penedo a metade do volume esperado para todo mês de maio

  • Home
  • Penedo
  • Em menos de um dia, já choveu em Penedo a metade do volume esperado para todo mês de maio

Blog

Em menos de um dia, já choveu em Penedo a metade do volume esperado para todo mês de maio

O acumulado em quinze horas de chuvas contínuas em Penedo foi medido na estação meteorológica – Foto: Secom – PMP

Penedo recebeu 188,2 milímetros de chuvas, volume que representa praticamente a metade do total de chuvas previstas para todo o mês de maio.

O acumulado em quinze horas de chuvas contínuas em Penedo foi medido na estação meteorológica instalada no Ifal, onde atuava o professor Lucas Suassuna, atualmente lecionando na unidade Coruripe do Instituto Federal de Alagoas.

Durante contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penedo, o especialista em temas como climatologia geográfica, climatologia regional, classificações climáticas, clima urbano e geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais informou que esse é o segundo maior volume de chuva registrado em menos de 24 horas em Penedo.

“O maior volume foi em 25 de maio de 2022, quando choveu  244,5 mm, o maior volume para o período de 24 horas desde que se iniciaram as medições, em 1935”, informa Lucas Suassuna.

Ainda segundo o mestre e doutor em Geografia pela UFPE, “as chuvas estão relacionadas a um sistema conhecido como Ondas de Leste. Áreas de mais baixa pressão chamadas de ‘cavados’ favorecem a formação de chuva quando os ventos alísios trazem umidade do oceano. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico está acima da média, fornecendo mais energia para o sistema atmosférico que causa chuvas”.

As chuvas continuam nesta terça-feira, 07, com equipes da Prefeitura de Penedo trabalhando nas ruas desde a madrugada, sinalizando vias interditadas e orientando moradores, com serviço de remoção de pessoas e móveis para a Escola Municipal Irmã Jolenta.

De forma preventiva, as aulas em toda rede municipal de ensino estão suspensas. Todas as pastas da Prefeitura de Penedo estão mobilizadas para atender as demandas da população.

Por Secom – PMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também