O 11º Batalhão de Polícia Militar, graças ao serviço de inteligência da corporação, conseguiu identificar e tirar de circulação os elementos, e seus comparsas, que nas primeiras horas desta terça-feira, 13 de setembro, foram flagrados roubando duas mulheres na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Penedo.
Na oportunidade, um dos acusados havia conseguido escapar, mas o outro foi imobilizado por populares que, revoltados, chegaram a linchar o mesmo até que uma guarnição do 11º BPM chegasse ao local.
Após conduzirem o acusado, que era quem estava pilotando a motocicleta usada nos crimes, até o Centro de Integrado de Segurança Pública, guarnições comandadas pelo tenente-coronal Vagner Coutinho passaram a realizar diligências entre Penedo e Piaçabuçu e acabaram conseguindo identificar outros membros do bando, apontado como o responsável por diversos roubos registrados na região.
De acordo com as informações colhidas por nossa redação e confirmadas pelo 11º BPM, um dos crimes pelo qual os elementos são apontados como os responsáveis foi um roubo registrado na noite da última segunda-feira, 12 de setembro, em um estabelecimento comercial situado no Sítio Nazário, na zona rural de Penedo.
Na oportunidade, dois indivíduos, que estavam circulando pelo local minutos antes, chegaram até a mercearia e anunciaram o assalto para a proprietária, que estava sozinha no momento do fato. Eles recolheram todo o dinheiro do caixa e em seguida, com ela refém, seguiram até sua residência, que fica ao lado do estabelecimento comercial, dizendo que sabiam que no imóvel havia mais dinheiro, fato esse que causou estranheza no esposo da vítima, pois o mesmo tinha acabado de vender um gado.
Após encontrarem o restante do dinheiro, inclusive da transação feita pouco antes, os criminosos fugiram caminhando pela mata, levando um total de R$ 4 mil e iphone de modelo não informado, entre outros objetos. Uma guarnição do 11º BPM foi acionada e esteve no local, onde fez buscas por toda a região, mas não conseguiu localizar nenhum dos suspeitos.
Já na manhã seguinte, por volta das 05h30min, o 11º BPM foi acionado para averiguar uma ocorrência de roubo a veículos e pessoas no Centro de Penedo. Ao chegar no endereço informado, os militares encontraram um suspeito imobilizado por populares e duas vítimas, sendo que uma teve um iphone roubado e a outra uma motocicleta, recuperada logo depois.
Durante o registro dessa ocorrência, os militares foram informados de que os suspeitos que estavam na motocicleta contavam com o apoio de mais três indivíduos que davam guarita em um veículo Celta de cor branca e placa não informada.
Ainda segundo as informações colhidas por nossa redação, ainda enquanto realizava diligências, o serviço de inteligência do 11º BPM recebeu a informação de que o elemento preso no Centro de Penedo estava acompanhado de um morador do povoado Penedinho na noite anterior e se dirigiu ao local para tentar localizar o mesmo, que a essa altura já havia sido identificado.
Ao chegar na residência do suspeito, o mesmo tentou escapar efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições, que revidaram a agressão. O elemento foi baleado na perna. Ele foi socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento de Penedo, onde foi medicado.
Logo em seguida, chegou ao conhecimento da equipe o nome e endereço dos outros dois envolvidos no assalto no Centro de Penedo, com a informação que seriam os mesmos do assalto ao estabelecimento comercial do Sítio Nazário. As equipes então se deslocaram aos endereços indicados, no povoado Marituba da Fábrica, em Piaçabuçu. O suspeito ao avistar a polícia mergulhou no Rio São Francisco e conseguiu fugir. Já um adolescente de 17 anos, que residia na mesma comunidade, foi apreendido em sua residência. Ele confessou que participou dos dois assaltos em parceria com os outros indivíduos já citados.
Durante a operação foi apreendido um revólver calibre 32, com uma munição deflagrada, 2 celulares na cor preta, sendo um Samsung e o outro um Multilaser, além de uma quantidade não informada de cocaína e maconha, e R$ 42 em espécie.
As partes foram encaminhadas aos órgãos competentes para que as devidas providências fossem adotadas. Dos quatros envolvidos, apenas um conseguiu fugir, mas já foi identificado e sua prisão será pedida na sequência. As testemunhas reconheceram os mesmos como sendo os responsáveis pelos crimes.
A resposta foi dada as situações dos roubos em menos de 12 horas após os ocorridos, sobre o comando do tenente-coronel Coutinho, que lembra que só existe esse tipo de crime porque há receptadores, que compram produtos provenientes de roubos/furtos. “Estamos atentos e vamos chegar também até os receptadores, pois são eles que incentivam essa prática criminosa. Se não tiver quem compre, não haverá quem roube”, declarou o comandante.