×

Brasil/Mundo

Em meio à crise com Fifa, comissão aprova a lei geral da Copa

Presidente da comissão é o alagoano Renan Filho

A comissão especial das Copas do Mundo e das Confederações aprovou nesta terça (6) o relatório do deputado Vicente Cândido (PT/SP) que define a Lei Geral da Copa. O parecer vai ainda ao plenário da Câmara dos Deputados e, se aprovado, segue ao Senado Federal.

Além do texto-base do projeto, foram votados destaques (alterações propostas pelos membros da comissão ao texto do relator). Dentre eles, foi aprovada a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios por 15 votos a nove.

O texto-base chegou a ser aprovado no último dia 28, mas a votação ocorreu novamente para evitar questionamentos jurídicos. Naquele dia, as votações do Plenário e do colegiado coincidiram, o que não é permitido pelo Regimento Interno.

O deputado Renan Filho (PMDB/AL), presidente da comissão, também comentou, no início da reunião, as declarações do secretário-geral da FIFA, Jèrôme Valcke, a respeito da organização do Mundial no Brasil. “Emiti uma nota em nome da comissão em repúdio às declarações do secretário-geral. O país tem que se fazer respeitar em suas relações, seja com o organismo que for. É bom que os parlamentares aqui presentes pensem no mesmo sentido”, declarou o deputado, em consonância com os pensamentos manifestados pelos demais membros da comissão.