×

Esporte

Em jogo pobre de técnica, Paraguai empata e se classifica em primeiro

Paraguai lutou e conseguiu o primeiro lugar

O Paraguai conseguiu o objetivo de se classificar para a próxima fase do Mundial da África do Sul, tendo a primazia de ser, inclusive, o primeiro colocado do seu grupo. Num jogo em que perdeu muitas oportunidades de gol e que as equipes apresentaram um futebol de nível técnico fraco, o empate de 0 x 0 com a Nova Zelândia foi o suficiente para que a seleção guarani alcançasse o seu objetivo.

Ainda com o jogo no seu início, V. Caceres cometeu falta e levou amarelo. Nada demais se o jogador não estivesse pendurado. Com a advertência, Vítor Caceres não poderá jogar as oitavas de final.

O primeiro chute na direção do gol saiu rápido, porém não passou perto. Logo aos quatro minutos, a Nova Zelândia arriscou com Smeltz. Em termos de chute, os representantes da Oceania pararam por aí. A Nova Zelândia tentava apenas com lances de bola levantada na área. Nos 45 minutos iniciais, foram poucas as jogadas de ataque criadas pelos neozelandeses.

Com mais posse de bola e melhor postado em campo, o Paraguai conseguiu suas melhores oportunidades com Caniza, primeiro paraguaio a participar de quatro mundiais. O capitão atuou em 12 partidas, outro recorde do país. O lateral-direito chutou quatro vezes. A melhor delas aos 19 minutos. Após Vítor Cacerez tentar, a bola sobrou para Caniza que mandou nas redes, mas pelo lado de fora.

Seguindo as tentativas de Caniza, Cardozo, atacante do Benfica, arriscou de fora, aos 39. A Jabulani sai por cima das traves defendidas pelo camisa 1 Paston. Assim, o primeiro tempo acabou como começou: 0 a 0.

SELEÇÕES SEM SUBSTITUIÇÕES PARA O SEGUNDO TEMPO

As seleções voltaram para a etapa complementar sem alterações. Assim como no início do jogo, a Nova Zelândia arriscou o primeiro chute. Elliott, da entrada da área, chutou bem. O goleiro Villar, do Valladolid-ESP, apenas olhou a bola passar raspando.

Na melhor oportunidade do jogo, o goleiro da Nova Zelandia operou um milagre. Aos 16, após um escanteio, Riveros cabeceou, e Paston defendeu. Na sobra, a zaga conseguiu afastar. Outro bom momento dos sul-americanos foi com Santa Cruz. O camisa 9, com muita força, cobrou falta de longe. O goleiro da Nova Zelândia conseguiu defender no susto.

Nas oitavas de final, o Paraguai, líder do Grupo F enfrenta o segundo colocado do Grupo E. Já a Eslováquia pega a Laranja Mecânica, que já garantiu o primeiro lugar.

FICHA TÉCNICA:
PARAGUAI X NOVA ZELÂNDIA

Estádio: Peter Mokaba, Polokwane (AFS)
Data/hora: 23/6/2010 – 11h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Jeong Hae-sang (COR)
Público:
Cartões amarelos: V. Cacerez, Santa Cruz (PAR). Nelsen (NZL

PARAGUAI: Villar, Caniza, J. Cacerez, Paulo da Silva, Morel; Víctor Caceres, Riveros e Vera; Cardozo (Lucas Barrios, 22/2ºT), Valdez (Benítez, 23/2ºT) e Santa Cruz. Técnico: Gerardo Martino.

NOVA ZELÂNDIA: Paston, Reid, Nelsen, Vicelich e Smith; Bertos, Elliot, Lochhead, Fallon (Wood, 24/2ºT)) e Killen (Brockie, 33/2ºT); Smeltz. Técnico: Ricki Herbert.

.