Bellucci vendeu caro a derrotai nas quartas-de-final
Uma bola que amorteceu na fita no penúltimo ponto da partida prejudicou o paulista Thomaz Bellucci que, após um duelo de 3h11, acabou eliminado pelo italiano Andreas Seppi nas quartas-de-final do ATP 500 de Hamburgo, por 7/6 (7/0), 5/7 e 7/5.
O número 1 do Brasil buscava a segunda semifinal da temporada e a primeira num torneio desse nível. Com os 90 pontos somados, ele certamente se manterá no 22º lugar do ranking e pode até subir uma posição se o espanhol Juan Carlos Ferrero também for eliminado nesta sexta-feira. Na próxima semana, no entanto, Bellucci defende 262 pontos pelo título do ano passado em Gstaad.
O primeiro set teve três momentos distintos para o brasileiro. Ele começou muito bem, aproveitou-se de um adversário aparentemente frio, e abriu 4/1. Mas um game mal jogado permitiu a quebra e a recuperação para Seppi. O jogo então viveu intensas trocas de bola e grande equilíbrio, até que Bellucci se perdeu totalmente no tiebreak e não ganhou um ponto sequer.
Seppi já havia subido muito de qualidade e também conseguia ser agressivo de fundo de quadra. Sem obter grande produtividade no primeiro saque, Bellucci chegou a ter a derrota em risco no décimo game. Com 4/5, permitiu um match-point, mas conseguiu salvar o momento com um forehand corajoso. Logo depois, foi sua vez de desequilibrar o italiano, obtendo nova quebra e em seguida o set.
A terceira série seguiu o roteiro de bom desempenho dos sacadores. Nenhum deles conseguiu qualquer chance de quebra até o último game. Bellucci desperdiçou grande chance ao abrir 0-30 no 11º game e acabou perdendo o saque decisivo na mistura de pressa e falta de sorte.
Na estatística final da partida, Bellucci obteve 54% de acerto do primeiro saque e ganhou 70% desses pontos, incluindo dez aces. O italiano teve números parecidos – 55% do primeiro serviço e 70% de pontos vencidos -, porém fez apenas três aces.
