O vereador Valdinho Monteiro, indicado como pré-candidato a vice na chapa do prefeito Ronaldo Lopes, que buscará sua reeleição, participou nesta sexta-feira, 4 de julho, de uma entrevista esclarecedora no Programa Penedo Real, comandado pelo professor Raul Rodrigues, na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/penedofm).
Valdinho iniciou a entrevista fazendo uma breve retrospectiva sobre sua trajetória política, iniciada para atender ao clamor do homem do campo, principalmente da região dos povoados Capela, Murici e Riacho do Pedro, que sentia a necessidade de ter um representante na Câmara de Vereadores de Penedo para lutar por mais ações do poder público na zona rural.
“Entrei para a política por achar que poderia contribuir com o meu povo. Na minha primeira eleição, fui eleito com 802 votos; na segunda, fui o vereador de mandato mais votado com 1114 votos; e na terceira, fui o mais votado no geral com 1305 votos. E eu só tenho gratidão pelo povo de Penedo”, declarou.
Em seguida, Monteiro destacou que entende que a função do vereador não deve ser apenas legislar e fiscalizar o Executivo, mas também ser uma voz para levar as demandas da população aos parceiros políticos, trabalho que resultou na entrega de diversas máquinas para os povoados, calçamento de estradas que antes eram de barro e muitos outros serviços.
“Com parcerias políticas, conseguimos levar sete tratores para os povoados, sendo dois para atender o Riacho do Pedro, Murici, Marcação, Capela e Ponta da Várzea; um para a Marituba de Cima; outro trator para Itaporanga; outro para Prosperidade; outro para o Assentamento Novo Horizonte e mais um entregue na Ponta da Ilha”, explicou.
“Além disso, levamos calçamento também para os povoados. Calçamos 100% do Riacho do Pedro e Marcação. Vamos calçar 80% do povoado Murici e, com a parceria do prefeito Ronaldo Lopes, vamos calçar 100% do povoado Capela, onde já tínhamos calçado 200 metros antes e agora vamos concluir. Temos um trabalho voltado para os povoados, mas também estamos atentos e trabalhando pela cidade de Penedo”, acrescentou.
Sobre a questão política, Valdinho declarou que tem a consciência tranquila, principalmente por ter o respeito da classe política, que o enxerga como um homem de palavra, que cumpre com seus compromissos.
“Eu nunca deixei um amigo para trás. Minha vida pública é transparente, sem traição. Estive o tempo que Alexandre Toledo esteve na política ao seu lado. Sei que neste momento ele deve estar orgulhoso pelos ensinamentos que me deu e por seguir a linha de respeitar as pessoas e suas posições políticas, porque podemos não concordar, mas devemos respeitar. O que não podemos aceitar são pessoas que usam a imprensa para tentar denegrir o lado pessoal dos outros. Vejo muito isso aqui em Penedo, fake news para tentar denegrir pessoas de bem, mas todo mundo sabe quem é quem em Penedo. Eu não respondo, porque não vou me igualar a esse nível”, enfatizou.
Monteiro lembrou ainda que ficou mais de três anos na oposição ao prefeito Ronaldo Lopes, fazendo duras críticas, inclusive, por ter uma linha de pensamento diferente, mas que isso foi mudando quando passou a enxergar que a atual gestão estava trabalhando de uma forma diferente do governo anterior e, ao ter um canal de diálogo aberto com o prefeito, passou a entender muitas coisas como elas realmente são.
“Ronaldo é um prefeito atuante nos povoados, que era minha linha na Câmara de Vereadores, sempre cobrando melhorias para o homem do campo, nas estradas, atendimento nos postos de saúde, praças nos povoados, calçamento e acesso com qualidade. O prefeito Ronaldo veio fazendo isso, atendendo as cobranças e os anseios da população. Temos três representantes dos povoados e nós três levávamos essas demandas e eram atendidas. Além disso, o prefeito mostrou seu projeto político de administrar Penedo, com amplas ações nos povoados. Então eu pergunto: eu seria contra o meu povo?”, indagou, relembrando que na gestão anterior nem uma máquina havia para passar nos povoados, que eram esquecidos.
A concessão do SAAE para a Águas do Sertão também foi tema da entrevista. O vereador explicou que defendia e acredita que se houvesse outra alternativa para fazer os investimentos que o Marco Regulatório do Saneamento Básico prevê, seria o melhor caminho. Mas que depois de estudar, de entender como tudo isso surgiu e de enxergar a real situação da autarquia, que estava sucateada, servindo de cabide de empregos, compreendeu não haver outra saída.
“Colocaram a política lá dentro. Se lá atrás tivessem gerido de forma correta, sem a política dentro, a situação seria diferente. Sabemos que os diretores eram todos de Maceió, com salários que chegavam a R$ 20 mil. O prefeito me explicou que ficou sem condições de fazer todos os investimentos que precisavam ser feitos, principalmente na questão do saneamento, com a estrutura própria, e teve que fazer essa concessão”, afirmou.
“Eu tinha um pensamento contrário, não sou técnico no assunto, mas procurei estudar e entender. Gostaria só de frisar que estou em defesa da população e sempre falo com o Ronaldo que essa empresa tem que cumprir todas as obrigações que têm no contrato e aquelas que ela não está cumprindo têm que acionar a Justiça, em defesa da população, sendo este o mesmo pensamento do prefeito”, revelou.
Ainda durante a entrevista, Valdinho Monteiro, que estava acompanhado dos amigos vereadores Roberto da Farmácia e Júnior do Tó, do pré-candidato a vereador Danielzinho Oliveira e de Farley Matias, falou também sobre outros assuntos.
Confira no vídeo abaixo a entrevista na íntegra: