×

Penedo

Em entrevista, Secretário de Saúde de Penedo fala sobre novidades na pasta que é referência para o Estado

Entrevista aconteceu na manha desta sexta-feira, 2

O Secretário de Saúde de Penedo participou, na manha desta sexta-feira, 2, de um bate-papo durante o Programa Lance Livre, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar sobre os últimos e bons acontecimentos na cidade ribeirinha.

Logo no início da entrevista com Martha Martyres, Guilherme Lopes falou sobre diversos assuntos de interesse da coletividade e respondeu alguns questionamentos da população do município.

Um dos primeiros pontos ressaltados pelo Secretário foi a falta de médicos em algumas Unidades Básicas de Saúde durante a pandemia.

“Um dos grandes desafios hoje é a falta de médicos. Os profissionais da saúde já estão há mais de 1 ano e meio nessa guerra. Aqui temos uma saúde muito bem estruturada e estamos trabalhando para melhorar ainda mais, mas pelo cenário, os profissionais estão escassos. De janeiro pra cá perdemos sete médicos. Conseguimos três, mas estamos, ainda, com um déficit de quatro profissionais. Mesmo assim, com esforço, não deixamos ninguém desassistido”.

Referente a um questionamento sobre a visita de Agentes Comunitários de Saúde, Guilherme esclareceu que já está ciente e em alinhamento com sua equipe. “Entendo que o momento é difícil. Hoje a cidade tem cerca de 160 agentes e, juntamente com nossa equipe, vamos aperfeiçoar esse atendimento para contemplar todas as residências, como deve ser feito”.

O entrevistado falou também sobre uma grande novidade para Penedo. “Vou anunciar aqui em primeira mão que já foram encaminhados pelo Secretario de Saúde de alagoas, Alexandre Ayres, dois eletrocardiogramas, que serão de grande utilidade para a população. Além disso, temos um desfibrilador novo, de última geração, para não deixar os ribeirinhos desamparados”.

Outra grande novidade é a xepa das vacinas, ação para agilizar a imunização da população penedense, assim como evitar o desperdício de doses que por ventura possam sobrar ao final do dia de vacinação.

“Penedo tem sido referência a nível estadual pelo avanço na imunização de sua população contra a covid-19. Pensando em destinar doses remanescentes para faixas etárias ainda não contempladas pela vacinação regular, a Secretaria Municipal de Saúde criou a Xepa da Vacina”.

“Caso sobre dose, ligaremos para o contato disponibilizado por quem já foi na Central de Vacinação querendo se vacinar. Se em 20 minutos ela não chegar, entraremos em contato com outra pessoa. A partir de agora teremos também a Central da Xepa, com 100 vagas. Vai ser difícil, mas em compensação receberemos em torno de 750 doses, baixando a fixa etária e adiantando a xepa”.

Questionado sobre o antigo Semep, Guilherme Lopes revelou que está sendo feito um estudo para que o local se torne um complexo com várias especialidades médicas, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o laboratório de analises clínicas que hoje funciona no Sesp.

Ainda durante a entrevista, o Secretário de Saúde de Penedo falou sobre melhorias e avanços na pasta referência para o Estado. Clique no Player acima e confira o áudio da entrevista na íntegra!