Vice-prefeito de Penedo foi entrevistado nesta quinta-feira, 29, pelo Programa Lance Livre
Em uma entrevista concedida nesta quinta-feira, 29 de dezembro, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB), fez um balanço para a população do baixo São Francisco do ano que está terminando e falou sobre as perspectivas para o ano de 2017.
Sob o comando da radialista Martha Martyres, a entrevista teve início com o tema “estradas”. Segundo Ronaldo Lopes, a recuperação de estradas como a Pindorama/Bolivar, que passa por boa parte da zona rural de Penedo, são de extrema importância para o município ribeirinho.
“Essas estradas recuperadas em nossa região são muito importantes para Penedo. Além de interligar regiões, elas facilitam o escoamento da produção agrícola e incrementam o turismo. O governador Renan Filho já assegurou a recuperação da estrada Penedo/São Sebastião e está concluindo a pavimentação asfáltica da AL 105, que liga Penedo a Pindorama. Isso só mostra o compromisso do governo de Alagoas com nossa querida cidade. Essas estradas vão fortalecer muito nosso município, em especial, nosso comércio”, explicou Lopes.
Aeroporto Freitas Melro
O ano de 2016 também foi um ano importante para o setor de transportes em Penedo. Além da transformação do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito em Superintendência e do asfaltamento de diversas ruas da zona urbana da cidade, o processo que viabilizará a construção do Aeroporto Freitas Melro avançou e está cada mais perto de se tornar realidade.
De acordo com o vice-prefeito, haviam algumas dúvidas técnicas levantadas por órgãos ligados a aviação civil, como a ANAC, por exemplo, mas tudo foi esclarecido e os problemas resolvidos. O recurso para a construção do aeroporto está garantido pelo Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA) através de empenho no Ministério do Transportes, pasta que tem como titular o alagoano Maurício Quintela.
“Com o apoio do Governo Federal, do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros vamos conseguir executar esse projeto, dotando Penedo de mais um mecanismo de incremento ao turismo”, complementou Lopes.
Requalificação do Largo de São Gonçalo
Há mais de um ano, teve início em Penedo a obra denominada de Requalificação do Largo de São Gonçalo, com a promessa de transformar o centro comercial da cidade em um verdadeiro shopping a céu aberto. No entanto, até o presente momento, em algumas localidades os trabalhos foram paralisados e em outros seguem em passos lentos, causando desconforto principalmente em quem vive do comércio.
Questionado sobre a finalização do projeto, Ronaldo Lopes explicou o que causou atraso na conclusão da obra. “Infelizmente passamos por um momento delicado no Brasil e todos são sabedores disso. Houveram atrasos nos repasses, greve na Caixa Econômica, e outras coisas que acabaram prejudicando o andamento da obra. O que posso garantir é que tão logo passe a festa de Bom Jesus dos Navegantes os serviços serão retomados a todo vapor para que no máximo em quatro meses possamos inaugurar essa obra tão importante para nossa cidade”, acrescentou.
Perspectivas para 2017
Em outubro, Március Beltrão e Ronaldo Lopes foram reeleitos para um novo mandato em Penedo. Sobre as perspectivas para o futuro, o vice-prefeito falou que apesar da previsão de queda nas arrecadações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a dupla reeleita tem muitos planos, projetos e ações já efetivas para a cidade continuar avançando.
“Existe uma queda crescente nas arrecadações do FPM e isso nos preocupa muito. Agora em janeiro, por exemplo, teremos o aumento natural do salário mínimo e isso terá um impacto muito grande na folha. O diferencial é que quando assumimos a prefeitura de Penedo em 2013, encontramos o município quebrado, com folhas salarias atrasadas e mais de R$ 8 milhões em dívidas com fornecedores. Agora a situação é bem mais confortável, pois o município está com suas contas equilibradas. Por sorte tem essa questão da repatriação e isso vai possibilitar que o Município use este recurso para enfrentar as dificuldades diante desse cenário de queda na arrecadação. Vamos trabalhar com muita cautela”, confidenciou Lopes.
Outros assuntos
Antes de encerrar sua participação no programa líder em audiência na região do Baixo São Francisco, Ronaldo Lopes falou sobre a importância do Regime de Previdência Própria, obras que estão prestes a serem concluídas ou iniciadas e pregou pela união de todos em prol de uma Penedo cada vez melhor. Clique no player acima e confira o áudio da entrevista na íntegra!
