×

Penedo

Em entrevista, Ronaldo Lopes fala sobre andamento de obras em Penedo e planos para 2018

Vice-prefeito foi entrevistado nesta quinta, 28, e falou sobre diversos assuntos

O vice-prefeito e coordenador das obras estruturantes, Ronaldo Lopes, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 28 de dezembro, para fazer um balanço sobre o ano de 2017 e falar sobre os planos para 2018.

Logo no início da conversa com a radialista Martha Martyres, o vice-prefeito falou sobre as obras de maior porte que atualmente estão em andamento na cidade de Penedo com ênfase na requalificação do Largo de São Gonçalo e da Orla fluvial do município ribeirinho.

“O atraso na conclusão dessas obras se deu, principalmente, por conta da crise política e ética que assola o nosso país. Com isso, os recursos passaram a ser liberados mais lentamente e as empresas tiveram que se adequar a isso, diminuindo o ritmo dos trabalhos e, consequentemente, atrasando a conclusão desses serviços”, explicou.

De acordo com Lopes, apesar disso, a previsão é de que até o mês de fevereiro a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo seja concluída, modificando o Centro Histórico de Penedo, tanto na questão de infraestrutura como um todo como também no trânsito, que está sendo reordenado em conjunto com o Detran.

Outro problema é que aqui em Penedo estamos fazendo obras grandes com recursos pequenos destinados por parlamentares que sempre atendem nossos pedidos. Na Orla, por exemplo, estamos trabalhando com recursos destinados pela deputada Rosinha da Adefal, pelo deputado Ronaldo Lessa e também com emendas de Renan Filho, ainda de sua passagem pela Câmara Federal”, salientou Lopes.

Ainda sobra a nova Orla de Penedo, o vice-prefeito ressaltou que a 3ª etapa do projeto será executada na região da antiga Delegacia de Penedo, pelo Governo de Alagoas. “Nossa cidade será abraçada pelo projeto Viva Orla, justamente nessa terceira e última etapa da obra. Nessa fase será priorizado o esporte com quadras, pistas de skate e arena multiuso”, complementou.

Ronaldo Lopes falou também sobre calçamento de ruas. “Eu e o prefeito Március estamos executando obras planejadas, fazendo agora pensando no futuro. Não queremos que aconteça mais isso de um prefeito fazer e o outro destruir, por isso estamos fazendo tudo com planejamento em respeito a coisa pública”, declarou, enfatizando que já está garantido um recurso na ordem de R$ 700 mil para calçar mais ruas de Penedo em 2018.

Quando questionado pela radialista Martha Martyres sobre o trabalho realizado pela gestão municipal em 2017, Lopes declarou que o ano foi muito proveitoso e ao mesmo tempo complicado devido à dificuldade que os maiores aliados de Penedo no Congresso Nacional estão passando para conseguir liberar recursos para os estados e municípios.

“Penedo avançou muito em 2017, mas gostaríamos de ter feito muito mais. Acontece que os principais aliados de nossa gestão estão com dificuldades em destinar recursos, a exemplo do senador Renan Calheiros e do deputado federal Ronaldo Lessa. Isso porque o presidente Michel Temer quer obrigar nossos parlamentares a votarem contra suas consciências e em prejuízo do trabalhador e dos mais carentes”, afirmou.

Planos para 2018

Para 2018, o vice-prefeito e coordenador das obras estruturantes declarou que a prefeitura tem projetos excelentes para diversas áreas citando a restauração do prédio da Associação Comercial; a transformação do antigo prédio da Ceal em Terminal Turístico; Requalificação urbanística da Rua do Banheiro; além de um projeto ousado para a Avenida Getúlio Vargas, com foco na Praça Clementino do Monte, onde ocorreu a batalha “Openeda”.

Ronaldo Lopes declarou também que em 2018, em parceria com o Governo de Alagoas, Penedo deve ganhar um amplo Centro de Diagnóstico para realização de exames de alta complexidade. “Nesse projeto a prefeitura entrou com a doação do terreno e uma parte dos equipamentos, já garantidos através de emendas parlamentares. O restante ficará a cargo do Governo, que já está licitando a outra parte dos aparelhamentos”, garantiu.

Lopes assegurou também que além de um amplo projeto de calçamento de ruas, Penedo também voltará a ser beneficiado pelo programa Pró-estrada. “Nós já elaboramos um projeto, escolhemos as ruas e vamos apresentar ao governador Renan Filho ainda no primeiro semestre de 2018 para que nossa cidade possa ganhar novas vias asfaltadas”, ratificou.

Em 2018, a prefeitura de Penedo vai concentrar suas ações para “humanização da cidade”. Antes de encerrar sua participação do Programa Lance Livre, que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, Ronaldo Lopes explicou que esse projeto consistirá basicamente na recuperação e construção de praças, calçadas, arborização e coleta seletiva de lixo.

Humanização da cidade

Em 2018, a prefeitura de Penedo vai concentrar suas ações para “humanização da cidade”. Antes de encerrar sua participação do Programa Lance Livre, que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, Ronaldo Lopes explicou que esse projeto consistirá basicamente na recuperação e construção de praças, calçadas, arborização e coleta seletiva de lixo.

“Vamos humanizar nossa cidade em 2018 e para isso precisamos contar com o apoio da população. Queremos e vamos criar uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis para que possamos diminuir o volume atual de resíduos sólidos de Penedo, reduzir os custos do tratamento final dos resíduos, além de incentivar a coleta seletiva através da educação ambiental para toda população penedense”, afirmou.

O vice-prefeito falou também sobre Distrito Industrial, Ponte Penedo-Neópolis e fez uma avaliação da gestão do governador Renan Filho. Clique no Player e confira o áudio na íntegra!