O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) tem um novo comandante. O posto, antes ocupado pelo major Marcos Antônio Costa, foi assumido pelo tenente-coronel Silvio César da Silva Nunes, reconhecido em Alagoas por sua competência, integridade e destacada capacidade de liderança.
Nesta quinta-feira, 19, durante entrevista ao programa Canal do Povo, comandado por Peterson Almeida, na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/@penedofmplay), o militar revelou que pretende estabelecer metas, colocar projetos em prática e intensificar ações ostensivas na cidade ribeirinha.
Para os ouvintes, o tenente-coronel Silvio César, que comandará o trabalho na cidade de Penedo e demais regiões que fazem parte da área de atuação da Unidade Operacional do Baixo São Francisco, revelou que há prioridades para implementar projetos em curto, médio e longo prazo.
“Nossa gestão terá como foco estabelecer prioridades e implementar projetos planejados para curto, médio e longo prazo, promovendo desenvolvimento e resultados concretos para a comunidade. Intensificar ações nas ruas, oferecer capacitação para uma melhor prestação de serviço e utilizar a tecnologia a nosso favor, como o patrulhamento com drones, são ações que iremos tirar do papel”, afirmou.
Perguntado sobre os maiores desafios enfrentados pela corporação atualmente, o militar esclareceu que um dos mais difíceis é a redução do índice de Mortes Violentas Intencionais (MVI). “Os crimes que incluem vítimas de homicídio doloso, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais são os mais desafiadores para toda a corporação. Para obtermos melhores resultados na redução desses índices, são necessários investimentos e políticas públicas desenvolvidas, e iremos em busca disso”, enfatizou.
Sobre planos para reforçar o policiamento em áreas específicas da região, o novo comandante destacou que recentemente o Pontal do Peba recebeu reforço de um buggy, e que, para Penedo, há planos de maior patrulhamento com motos. “Quanto mais policiamento nas ruas, melhor. Então, um dos nossos projetos é posicionar PMs em veículos especializados em locais estratégicos, aumentando a sensação de segurança e coibindo ações criminosas com a presença efetiva das forças de segurança.”
Um dos questionamentos levantados durante a entrevista foi se o efetivo atual do batalhão é suficiente para atender às demandas da população. O comandante reconheceu que seria ideal contar com mais policiais nas ruas, mas afirmou que isso depende de fatores como a disponibilidade de recursos, a realização de novos concursos públicos e o planejamento estratégico para otimizar o uso do efetivo existente. Ele reiterou seu compromisso em fazer o máximo com as equipes disponíveis.
Ainda durante a entrevista, o novo comandante mencionou que segue até o dia 24 de dezembro a campanha solidária de arrecadação de brinquedos. A ação tem como objetivo proporcionar um Natal mais feliz e digno para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Penedo. Os brinquedos estão sendo coletados na sede do 11º BPM e, posteriormente, serão distribuídos a crianças residentes em bairros carentes da região.