Na manhã desta quarta, 31, o Ginecologista e Mastologista, Dr. Venâncio Júnior, esteve na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Na oportunidade, o profissional destacou a importância de cuidar da saúde feminina e da prevenção do câncer de mama.
Logo de início, o médico fez um alerta e contou aos ouvintes da emissora que apesar de raro, o câncer de mama pode mama também pode acometer homens. “O que nós mais vemos são mulheres procurando atendimento, mas os homens também podem ser atingidos então é importante que em qualquer sinal, procurem atendimento”.
Em seguida, Dr. Venâncio Júnior deu algumas dicas e esclareceu alguns pontos sobre a doença que cresce a cada dia, principalmente entre as pessoas menores de 50 anos.
“Antes o câncer de mama era uma doença rara em mulheres jovens, ocorrendo a partir dos 50 anos. Agora, cada vez mais estamos diagnosticando tumores em pessoas de pouca idade, então é preciso se cuidar”.
De acordo com o Mastologista, a prática de atividade física é uma forma de prevenir e também evitar que a doença volte. “A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios. Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Então, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar”, disse.
O controle de peso também é um sinal de alerta. “A obesidade é um sério complicador. Açucar e carboidrato também e além de serem maléficos, quando em excesso, o peso pode dificultar o tratamento e aumentar as chances de retorno da doença. Por isso, o controle do peso corporal é indispensável”.
Questionado sobre o tratamento de câncer e bebidas alcoólicas, Dr, Venâncio revelou que estas deveriam ser evitadas, pois favorecem o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “Estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Alcoolismo é sim fator de risco para neoplasia”.
“Aqui é so um recorte do que a população pode ficar em alerta, mas além disso, temos os sinais que o corpo dá, que são eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas ou pescoço”, finalizou.
Ouça a entrevista completa clicando no player acima.