superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Alagoas, Mario Aloisio
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Alagoas, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta sexta-feira, 08, para esclarecer questões emblemáticas envolvendo as obras do PAC Cidades Históricas no município ribeirinho.
De acordo com o arquiteto Mario Aloisio Barreto Melo, algumas das obras que foram iniciadas em Penedo foram paralisadas porque as construtoras responsáveis por tocar os serviços estão sem receber os repasses do Governo Federal devido à crise política e econômica que assola o país.
“Infelizmente isso tudo que tem acontecido em nosso país está atrapalhando a conclusão dessas obras. Sem receber, as construtoras estão paralisando os trabalhos. Isso não é só aqui em Penedo, é em muitas cidades brasileiras. As obras do Theatro Sete de Setembro, da Marina, do Chalé dos Loureiros e também a mais importante, que é a requalificação do Largo de São Gonçalo, estão sendo prejudicadas, mas acreditamos que em breve esses problemas devem ser solucionados com a liberação dos recursos para que os trabalhos possam ser concluídos”, explicou Mario Aloísio.
Ainda segundo o superintendente do Iphan em Alagoas, o prefeito Március Beltrão, ao lado do vice Ronaldo Lopes, tem buscado constantemente soluções para que a cidade não seja ainda mais prejudicada, inclusive, fornecendo recursos próprios do Município para que pelo menos o calçadão do Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico da cidade ribeirinha, seja concluído o mais rápido possível.
“Infelizmente Penedo é uma cidade relativamente pequena e com muitos problemas. Como a autoridade mais próxima é o prefeito, ele acaba sendo culpado por tudo. Mas é preciso deixar claro que o prefeito Március Beltrão tem lutado diariamente para que as obras possam seguir normalmente. É constante a presença do chefe do Executivo municipal em Brasília, conversando com parlamentares alagoanos para buscar soluções para os problemas da cidade, inclusive com o senador Renan Calheiros”, complementou.
O arquiteto Mario Aloisio disse ainda nos microfones da Penedo FM que no caso do Monte Pio dos Artistas, a construtora responsável pela obra deve concluir o serviço dentro do tempo previsto porque o valor devido é pequeno se comparado aos milhões de outras obras e lembrou que graças ao trabalho parceiro da Prefeitura de Penedo, o município foi destaque no Fantástico exatamente pela conclusão e excelências nas obras do PAC Cidades Históricas, fazendo referência ao Círculo Operário e a Biblioteca Municipal.
