Skip to content

Em comemoração ao centenário de Arapiraca, Assembleia Legislativa realiza sessão histórica

  • Home
  • Política
  • Em comemoração ao centenário de Arapiraca, Assembleia Legislativa realiza sessão histórica

Blog

Em comemoração ao centenário de Arapiraca, Assembleia Legislativa realiza sessão histórica

A solenidade aconteceu no prédio-sede da Câmara de Vereadores da cidade de Arapiraca (Foto: ALE/AL)

Atendendo ao requerimento do deputado Ricardo Nezinho (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 31, a sua primeira sessão itinerante de sua história. A solenidade aconteceu no prédio-sede da Câmara de Vereadores da cidade de Arapiraca em comemoração ao centenário de emancipação política da cidade. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Dantas, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, do desembargador Tutmés Ayran, do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo, além de deputados estaduais, secretários de Estado e municipais e ainda de vereadores da região.

Ricardo Nezinho, que é natural de Arapiraca, fez um breve histórico do surgimento do município, no início do século XIX, com a chegada do seu fundador Manoel André, em 1848. Ele lembrou que, de lá pra cá, a cidade só alcançou vitórias, e uma delas se deu com a conquista de sua emancipação política, através de Esperidião Rodrigues, em 1924. Nezinho destacou ainda o potencial empreendedor da cidade, o que faz com que Arapiraca seja um dos principais vetores de desenvolvimento do Estado. “Nossa cidade é economicamente ativa e com um povo acolhedor, com isso somos cada vez mais fortes. Obrigado a todos pela presença nessa sessão histórica”, disse Nezinho.

Os deputados Breno Albuquerque (MDB) e Gilvan Barros Filho (MDB) também ressaltaram a importância da sessão e o desenvolvimento da cidade. Breno parabenizou os deputados e o povo arapiraquense pelos 100 anos de emancipação. “Prazer imenso participar dessa sessão histórica, Arapiraca se sente agradecida”, afirmou. Já o deputado Gilvan também externou sua felicidade em participar desse momento especial. “Sessão importante que marca os 100 anos da segunda maior cidade de Alagoas. Arapiraca é a mola mestra do desenvolvimento das regiões do Agreste e Sertão”, afirmou.

Ainda durante a sessão, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, que é natural de Arapiraca, destacou a importância da Lei nº 1.009 de 1924 que emancipou a cidade de Limoeiro de Anadia e também do crescimento econômico do município. “A história de Arapiraca é rica no passado, presente e futuro, agregando união e resiliência”, disse. Já o desembargador Tutmés Ayran, que também é de Arapiraca, destacou que a cidade é capaz de passar para as pessoas afeto, identidade e oportunidade.

O presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, agradeceu ao Parlamento alagoano, aos vereadores e ao governador Paulo Dantas. “A Câmara sempre trabalhou em união com o Executivo e por isso estamos vendo nossa cidade crescer a cada dia. Muito trabalho e dedicação de todos”, disse. Ao final da sessão, os deputados Marcelo Victor, Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque, Gilvan Barros, Francisco Tenório (PP), Gabi Gonçalves (PP), Delegado Leonam (União Brasil), Remi Calheiros (MDB), Mesaque Padilha (União Brasil), Dudu Ronalsa (MDB), André Silva (Republicanos), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP) e Silvio Camelo (PV) receberam das mãos dos vereadores de Arapiraca a Comenda Manoel André, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores.

Governador Paulo Dantas 

o governador Paulo Dantas creditou o momento de desenvolvimento, pujança econômica e geração de oportunidades no campo do desenvolvimento ao apoio integral do Poder Legislativo do Estado, que, segundo ele, desde 2015, vem criando todas as condições para governança. “Parabenizo o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor, um homem republicano, que preza pelos interesses do povo de Arapiraca e de Alagoas”, disse Dantas.

O governador elencou alguns dos projetos aprovados na Casa, como o aumento salarial dos servidores públicos; transferência do superávit do Detran para a Emater, oferecendo condições para fazer um trabalho voltado para assistência técnica na busca de tecnologia e inovação; e a aprovação do Governo Digital que dará ao alagoano mais facilidade de acesso a serviços.

“Em 2023, Alagoas foi o Estado da Região Nordeste que mais gerou emprego e que mais cresceu economicamente”, informou Dantas, dizendo ainda que no ranking nacional de crescimento econômico, ocupou a quarta posição nacional e na geração de empregos foi o quinto. “Fomos inclusive parabenizados em Brasília, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por ser o estado que mais investiu proporcionalmente com seus próprios recursos, superando o estado do Ceará, que, por anos, era líder nesse ranking”, disse o governador. Ele ainda citou os R$ 600 milhões de investimento do governo Lula no Trecho 5 do Canal do Sertão. “Serão 500 empregos diretos, o que vai proporcionar água para o consumo humano e água também para a produção, sobretudo, do pequeno produtor e do agricultor familiar”, prosseguiu ele.

“Através do Ministério da Saúde, foi garantido e autorizado pelo presidente Lula o investimento de 80 milhões de reais no Hospital Metropolitano de Arapiraca, o que nos trará a alegria de termos aqui o mesmo Hospital Metropolitano de Maceió. Quero agradecer a toda bancada federal e, em especial, ao deputado Daniel Barbosa pelo empenho nesse projeto”, destacou o governador.

Dantas elogiou a iniciativa de Ricardo Nezinho (MDB), proponente da sessão itinerante para o centenário de Arapiraca. “Um homem simples, autêntico, verdadeiro, trabalhador, disposto, que defende os interesses do povo de Arapiraca, do Agreste e de todo o estado de Alagoas”, disse ele. “Quando Arapiraca cresce, o estado de Alagoas cresce”, prosseguiu o governador, elogiando a gestão do prefeito Luciano Barbosa. “Um prefeito com capacidade técnica, que se aproxima não só do poder legislativo municipal, mas principalmente das pessoas que mais precisam, do povo”.

O governador finalizou parabenizando a ex-prefeita Célia Rocha, presente no evento, reforçou a necessidade de união em favor de Alagoas. “Independente das nossas posições ideológicas e políticas, todos queremos que o estado de Alagoas cresça, se desenvolva e promova melhor qualidade de vida e bem-estar social”, encerrou ele.

 

Por: Roberto Lopes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também