×

Policial

Áudio: Em coletiva com a imprensa, polícia apresenta presos durante operação em Penedo

No total, vinte e três pessoas foram presas sendo quatro adolescentes

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 23, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), as forças policiais de Alagoas apresentaram o resultado de uma megaoperação desencadeada simultaneamente em Arapiraca e Penedo desde a madrugada.

Só em Penedo, município localizado na região do Baixo São Francisco, foram presas 23 pessoas, dentre elas quatro menores de idade. Os detidos, em cumprimento a mandados de prisão, devem responder por associação ao tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma e fogo e homicídios, entre outros crimes.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, todos os envolvidos na operação estão de parabéns por terem conseguido tirar de circulação pessoas que comprovadamente possuem ligação com o crime.

“Esperamos que os criminosos da região do Baixo São Francisco tenham entendido o recado dado durante o ano de 2015. O ciclo da impunidade acabou. Todas essas prisões e todas as outras que ocorreram foram baseadas em provas e inquéritos policiais e isso significa que ninguém vai entrar pela porta da frente e sair pelas portas do fundo. Quem entrar na prisão vai permanecer preso porque as provas são muito robustas. Essas prisões significam mais uma vitória para a Segurança Pública porque aqui nós temos traficantes, assaltantes e principalmente homicidas, vidas serão preservadas com ações como essa”, declarou.

“Começamos o ano realizando operações em Penedo e vamos terminar da mesma forma. Vamos entrar 2016 com muito mais ênfase no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de mandados de prisão, seja contra quem for. Vamos aonde o suspeito de delito estiver. Tenho que parabenizar sempre nossos policiais, sejam homens ou mulheres, nossas instituições e também o suporte dos gestores”, salientou o secretário.

Ainda durante a coletiva, o delegado Mario Jorge, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJ-2), usou da palavra para explicar à imprensa os desdobramentos da operação que aconteceu como resultado de uma extensa investigação iniciada no início do ano e que contou com a utilização de recursos como como grampos telefônicos e denúncias anônimas.

Logo no início de sua fala, Mário Jorge contou que a operação foi desencadeada com base em fatos robustos e que os presos de uma forma ou de outra tem ligação com o crime. “Seja fazendo o transporte da droga, recolhendo o dinheiro, fazendo a entrega, cobrança ou até mesmo apertando o gatilho para executar o viciado. Todos aqui têm alguma ligação com o bando que é liderado por José Dalmir Neto que cumpre pena no Baldomero Cavalcante. Esses presos que estão aqui, tem 99% de possibilidade de serem condenados”, salientou o delegado fazendo questão de frisar o apoio do juiz Ygor Vieira de Figueiredo, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo.

O delegado Mário Jorge contou ainda durante a coletiva, que foi transmitida em tempo real pela Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), que quatro pessoas que cumprem penas em presídios alagoanos estão envolvidas com o grupo. Além de José Dalmir, a polícia aponta também como “cabeças” do grupo os reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, Max Jhones dos Santos Silva, 21, e Edvaldo de Oliveira Barbosa, 31 anos, como também Petrúcio Bispo dos Santos, 33 anos, preso no Baldomero Cavalcante.

“Além desses que estão aqui, que devem subir direto para o presídio, serão autuados o José Dalmir, Petrúcio Bispo, Max Jhones e Edvaldo de Oliveira, todos com uma extensa ficha de crimes praticados em Penedo. Esses, mesmo de dentro do presídio, dão as coordenadas para a prática criminosa na cidade e estão vindo para Penedo, onde serão autuados por mais crimes”, acrescentou Mário Jorge, lembrando que além das prisões, carros, drogas, armas de fogo, munições e cerca de R$ 8 mil em espécie foram apreendidos.

Ainda durante a operação, um jovem identificado até o momento apenas como Regis reagiu ao perceber a aproximação da polícia e chegou a trocar tiros com o BOPE, mas acabou sendo alvejado. A operação em Penedo contou com a participação de policias da Asfixia, do Bope, dos 3º e 11° Batalhões e das Delegacias Regionais de Arapiraca e Penedo comandados pelos delegados Mario Jorge Barros, Guilherme Iusten e Gustavo Xavier, além do capitão Gírley e o tenente David.

* Os presos foram identificados como:

01 – Adalgisa do Carmo Vanderlei;
02 – Alan da Silva;
03 – Beneval Fernandes da Silva;
04 – Camila Regina da Silva Santos;
05 – Clécio Santos Farias;
06 – Cristovão Santos;
07 – Damião Silva Santos;
08 – Diego Santos Temoteo;
09 – Genilson Lourenço dos Santos;
10 – Genival Barbosa;
11 – Gilmar dos Santos;
12 – Inaldo dos Santos;
13 – José Daniel Evangelista Santos;
14 – José Dário Santos;
15 – José Orlando dos Santos;
16 – Laelson Andrade Santos;
17 – Luciene Maria Temoteo;
18 – Maria Valdimeire Matias;
19 – Valéria Mikaelli Temoteo dos Santos;
20 – L.C da S.S., 15 anos;
21 – R da S. X., 17 anos;
22 – R. L. dos S., 16 anos;
23 – T. R. da S., 15 anos.

Clique no player acima e ouça o áudio completo da coletiva!

*Atualizado às 17h44min