A obra mudou a cara da Avenida Floriano Peixoto e ruas próximas.
A obra de requalificação do Largo de São Gonçalo, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de Penedo, será inaugurada nesta terça-feira, 29 de maio, durante solenidade que deve contar com a presença de representantes do Ministério da Cultura e do Governo de Alagoas.
A solenidade começará por volta das 17 horas e contará com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas, na Praça Floriano Peixoto. Já por volta das 21 horas, haverá a apresentação da banda Forró das Antigas e de Marcelo Magalhães, na Praça 12 de Abril.
A Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo é o maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC das Cidades Históricas -, em Alagoas. A obra mudou a cara da Avenida Floriano Peixoto e ruas próximas.
A frente da Igreja São Gonçalo, com a Travessa Batista Acioly e início da Joaquim Nabuco, foram transformadas em calçadão, todo feito em granito com 4 cm. A Travessa Joaquim Nabuco foi alargada, com a demolição das casas do lado esquerdo, sentido Banco do Brasil, depois de serem desapropriadas e seus proprietários indenizados.
A obra também contou com serviços de drenagem de águas fluviais, esgotamento sanitário e abastecimento de água, além de colocação de rede elétrica subterrânea, de alta e baixa tensão, telefonia e cabos de fibra ótica para internet. No total, a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo contou com um investimento aproximado de R$ 11 milhões. Com o fim da obra, o Iphan pretende, juntamente com os empresários, dar início ao processo de restauração das fachadas dos prédios comerciais da cidade.
