Teve início na última terça-feira, 03, a tradicional festa da padroeira do bairro de Santa Luzia, conhecido também como Barro Duro, localizado na parte alta de Penedo. Até o dia 13 de dezembro, diversas celebrações eucarísticas devem ser realizadas na paróquia dedicada a “Protetora dos Olhos”.
A festa religiosa é uma das maiores registradas na cidade ribeirinha. Durante os dias em que as festividades são realizadas milhares de pessoas visitam a Igreja de Santa Luzia para agradecer graças alcançadas e renovar a fé na santa que há décadas é celebrada em Penedo num clima de muita fé e devoção.
O evento teve início com uma carreata com a imagem de Santa Luzia, percorrendo as principais ruas do bairro até a Igreja Matriz. Na oportunidade, os motoristas e motociclistas, ao lado de toda comunidade, foram abençoados pelo padre Luís Cláudio Pereira, administrador paroquial, e puderam conhecer o pouco dos ensinamentos deixados por Santa Luzia que assim como outros personagens bíblicos viveu uma vida regada de santidade e dedicada aos pobres.
Todas as noites, a partir das 19 horas, serão realizadas missas na Igreja Matriz, onde padres de outras comunidades, assim como o Bispo Diocesano Dom Valério Breda , se farão presentes nas celebrações que tem como tema central: “Com Santa Luzia, sejamos discípulos-missionários de Jesus Cristo em nossas famílias”. O ponto alto da festa acontecerá na sexta-feira, 13 de dezembro, com a procissão com a imagem de Santa Luzia pelas principais ruas do bairro.
Diz à lenda que…
…Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Com a morte de seus pais, a moça que havia feito votos de castidade eterna, decidiu doar todos os seus bens aos pobres. A lenda diz também que a santa é reverenciada como a “Padroeira dos olhos” porque em determinado momento preferiu arrancar os próprios olhos aos invés de renegar a fé em Cristo.