×

Esporte

Em casa, Federer vence com facilidade e faz semi-final com Roddick

Roger Federer fez a festa dos seus conterrâneos

A cada atuação de Roger Federer no ATP 500 da Basileia, o suíço mostra por que é o principal candidato ao título. Nesta sexta-feira, foi a vez do tcheco Radek Stepanek cair frente ao número 2 do mundo, por fáceis 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, depois de apenas exata uma hora de confronto.

Jogando em casa, Federer aniquilou as chances do tcheco na partida com seu eficiente saque, com o qual faturou 36 dos 45 pontos disputados, apesar do aproveitamento de apenas 62% do primeiro serviço. O suíço ainda somou sete aces e não enfrentou qualquer break-point contra, ao passo que obteve três quebras em seis oportunidades.

Na semifinal, o suíço tem duelo de ex-números 1 do mundo contra o norte-americano Andy Roddick, que mais cedo despachou o argentino David Nalbandian com duplo 6/4.

No retrospecto, Federer tem enorme vantagem sobre o próximo rival: são 19 vitórias e apenas duas derrotas, a última delas no Masters de Miami, em 2008. Desde então, o tenista da Basileia venceu os quatro confrontos que teve, o mais importante na final de Wimbledon, no ano passado.

Três vezes campeão na Basileia, em 2006, 2007 e 2008, Federer tenta recobrar o posto perdido para o sérvio Novak Djokovic no ano passado. Além do vice-campeonato da temporada passada, o suíço também caiu na final em 2001, frente ao britânico Tim Henman, e em 2000, derrotado pelo sueco Thomas Enqvist.

Em uma temporada sem muitas conquistas, o número 2 do mundo vai atrás de sua quarta taça no ano. Embalado pela final no Masters 1000 de Xangai e pelo título em Estocolmo, Federer igualar o número de taças dos dois últimos anos caso vença o torneio.