×

Esporte

Em café da manhã, Governador falará sobre reformas no Rei Pelé

Rei Pelé será entregue em junho

O governador Teotonio Vilela e o secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, reúnem a imprensa e convidados nesta sexta-feira (26), durante café da manhã, para mostrar o andamento das obras no Estádio Rei Pelé, que será entregue aos desportistas e à sociedade totalmente reformado. O café da manhã tem início às 8h30, no local das obras.

De acordo com o secretário, o encontro servirá ainda para reafirmar que a entrega do estádio reformado acontecerá no final de junho, conforme já anunciado anteriormente. Na terça-feira (23), na sede da secretaria adjunta do Esporte, que funciona nas depedências do estádio, Jorge VI reuniu profissionais de imprensa e pessoas que trabalham rotineiramente no Rei Pelé para ouvir sugestões de melhoramentos nas condições pertinentes aos que atuam no estádio.

Para o encontro, foi convidado o engenheiro responsável pelas obras, Fábio Vieira. “O objetivo desse encontro é ouvir o pessoal que trabalha em rádio, televisão, internet, jornal e outros meios de comunicação para que possamos ofertar uma melhor qualidade para o trabalho dos profissionais, aproveitando essa grande reforma”, explicou o secretário, ao informar que esse é segundo encontro desde que o estádio começou a ser reformado.

A reforma do Rei Pelé representa um investimento total de R$ 12 milhões, recursos oriundos do governo do Estado e do Ministério dos Esportes.

Iniciada em abril deste ano, a reforma está com cerca de 60% dos trabalhos concluídos. Entre as intervenções já feitas no estádio estão a nova manta de proteção mecânica e a retirada de 900 toneladas de entulho provenientes de reparos anteriores. Agora, está sendo colocada uma manta ardosiada, que é mais leve e evita a necessidade de proteção mecânica.

Depois da reforma, o público vai dispor de 65 banheiros com nova roupagem, com a aplicação de cerâmica em todas as paredes, lâmpadas embutidas e pias em aço. Conforto também para os atletas, que ganharão um vestiário totalmente reformado e climatizado. A imprensa terá mais estrutura após a conclusão da reforma do Rei Pelé, com ar-condicionado nas cabines e acesso à internet.

As torres de iluminação passarão a ter uma estrutura que visa facilitar a manutenção do local, uma das dificuldades existentes hoje. Ainda no quesito iluminação, o Trapichão vai ganhar mais dois geradores, triplicando a capacidade que possui atualmente. Com os novos equipamentos, em caso de falta de energia, 50% de toda a potência energética consumida pelo estádio será mantida.

No quesito segurança, está sendo instalado um sistema de monitoramento que vai possuir três câmeras Espiridonas, que giram 360º e garantem visibilidade geral de toda a movimentação. Também serão instaladas 27 câmeras fixas, todas elas com monitoramento da Polícia Militar. Catracas eletrônicas e um novo elevador também estão na lista dos novos investimentos.

Com a reforma total nos quase 40 anos de “vida” do Rei Pelé, o Estado pretende se credenciar a ser uma subsede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.