×

Esporte

Em busca de vaga na final da Liga, Brasil e Cuba duelarão

Clássico internacional vai decidir um finalista da Liga

A semifinal entre Brasil e Cuba pela Liga Mundial será disputada às 21 horas (horário de Brasília), deste SÁBADO (24.07), no ginásio Orfeo Superdomo, em Córdoba, Argentina, e não mais às 17h30 conforme programado anteriormente. Neste horário, jogarão Rússia e Sérvia. O canal Sportv transmitirá ao vivo – e a Band passará o VT às 22 horas.

O confronto entre Brasil e Cuba é um clássico do voleibol mundial. De 1959 para cá, já se enfrentaram exatamente 100 vezes, com 57 vitórias brasileiras contra 43 cubanas. A última vez que jogaram foi na Copa dos Campeões no final do ano passado, e a seleção comandada pelo técnico Bernardinho ganhou por 3 sets a 2.

Desde 2001, quando Bernardinho assumiu o comando da seleção masculina, foram 14 confrontos – 11 vitórias brasileiras e três derrotas. Na história da Liga Mundial, cada equipe ganhou dez vezes.

“Uma coisa é fundamental: o emocional. Se o time cubano tomar a frente no placar, fica difícil superá-los depois. Além disso, a capacidade física dos atletas de Cuba é excepcional”, diz Bernardinho.

O técnico da seleção de Cuba, Orlando Samuels, disse que sua equipe está evoluindo dentro da competição. “Esse ano não tivemos uma boa preparação, nos faltou jogos. Quando começou a Liga Mundial atuamos melhor fora de casa do que em Cuba. Fomos melhorando durante a competição e chegamos nessa fase final querendo uma colocação entre os quatro primeiros, um feito que não conseguimos há cinco anos”, explica Samuels.

O treinador de Cuba fez uma observação sobre a seleção brasileira. “Acredito que amanhã, contra o Brasil, vamos jogar melhor do que hoje, porque a vitória vai nos dando mais confiança. E o Brasil desse ano não me parece com aquele do ano passado”, completa.

O jovem ponteiro da seleção cubana, Leon, de 16 anos, afirmou que espera uma partida difícil contra a seleção brasileira.
“Temos que cuidar para que os erros de hoje não se repitam e entrar em quadra confiantes de que podemos obter um bom resultado, porque o jogo contra o Brasil não será fácil”.