×

Penedo

Em busca de apoio, prefeito Ronaldo Lopes leva demandas de Penedo para Brasília

Prefeito Ronaldo Lopes levou importantes demandas de Penedo para Brasília

O prefeito Ronaldo Lopes (MDB) cumpriu uma extensa agenda de trabalho durante esta semana em Brasília para tratar sobre a questão da ponte Penedo/Neópolis, defender a permanência da 5ª Superintendência Regional da Codevasf em Penedo e solicitar emendas para áreas como a saúde, educação e infraestrutura, por exemplo.

Acompanhado do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Gustavo Lopes, o prefeito iniciou os trabalhos na capital federal com audiências com os senadores da República, Fernando Farias e Renan Calheiros, e com o deputado federal, Paulão do PT.

No encontro com os parlamentares, Ronaldo Lopes demonstrou a importância de se manter o escritório da Codevasf na cidade e ratificou que a transferência para Maceió representa um retrocesso econômico para Penedo e para os servidores que têm suas vidas estabilizadas no município e fazem circular mensalmente no comércio local aproximadamente R$ 2 milhões.

Ainda em sua explanação, o prefeito explicou aos parlamentares que tirar a sede da Codevasf da cidade significa abandonar os agricultores do Baixo São Francisco, já que em cidades como Igreja Nova e Porto Real do Colégio, entre outras, também há importantes projetos, cujo apoio da empresa é indispensável.

“Em nosso primeiro dia em Brasília, trabalhando pela nossa Penedo, me encontrei com os senadores Fernando Farias e Renan Calheiros, e com o deputado Paulão para dialogar sobre a permanência da Codevasf no nosso município e também levar solicitações de emendas para o orçamento. Fico feliz pela parceria dos três que abraçaram essas pautas e estarão nos apoiando”, declarou Lopes.

Em seguida, o prefeito de Penedo, acompanhado do governador Paulo Dantas e de representantes da bancada alagoana na Câmara Federal, foi recebido pelo ministro dos Transportes Renan Filho, em seu gabinete. Na pauta, buscar soluções para a concretização de um sonho antigo dos ribeirinhos: a ponte Penedo/Neópolis.

Quando ainda era deputado federal, Renan Filho, juntamente com o senador Renan Calheiros, direcionou recursos, através da Codevasf, para a elaboração de um projeto executivo, que foi concluído em 2016, representando um marco histórico de todo o processo porque, até então, a obra carecia dessa etapa indispensável para ser realizada.

Agora, o prefeito tenta viabilizar recursos junto ao governo federal para a obra que é fundamental para o desenvolvimento do Baixo São Francisco e do Litoral Sul. O projeto conta com o apoio do governador de Alagoas, Paulo Dantas e do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, entre outras lideranças. “É um momento único para que Alagoas e Sergipe se unam em torno do ministro Renan Filho, que tem a vontade de realizar essa obra para que nós possamos transformar esse sonho em realidade”, afirmou Ronaldo Lopes.

O prefeito de Penedo visitou também o gabinete do deputado federal, Luciano Amaral Filho, e do senador Rodrigo Cunha, que nesta sexta-feira, 10, estará em Penedo para fazer a entrega de uma ambulância traçada, equipamento apropriado para atendimento nos povoados Santa Margarida e Palmeira Alta.

“Ainda em Brasília, tivermos conversas importantes com o deputado federal Luciano Amaral Filho e com o senador Rodrigo Cunha. Levei as necessidades do povo de Penedo e reforcei a importância da permanência da sede da superintendência da Codevasf em nossa cidade. Seguimos na luta por avanços para Penedo junto com o apoio deles”, finalizou Lopes.

No começo da próxima semana Ronaldo Lopes deve conceder entrevistas para anunciar o resultado de sua agenda em Brasília e falar sobre outros assuntos de interesse dos penedenses.