Fábio Ferreira recebe os abraços dos companheiros após o gol
Numa partida marcada pelo confronto de dois times que estão entre os melhores da competição, o Botafogo não tomou conhecimento dos desfalques do Avaí e venceu-o por 1 x 0, seguindo na terceira colocação e conquistando a quarta vitória consecutiva.
O JOGO
Embalado pelas três vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro e pelo grande número de torcedores que compareceram ao Engenhão, o Botafogo entrou em campo com muita vontade contra o Avaí, mas, em contrapartida, bastante desorganizado. Encontrando um adversário muito recuado, o Alvinegro teve muita dificuldade em penetrar na forte marcação de Antônio Lopes.
Explorando a velocidade de Jobson e Maicosuel no ataque e de Marcelo Cordeiro pela lateral-esquerda, o Botafogo tinha a maior posse de bola, mas pecava na hora do último passe. Quando acertava, aparecia sempre um zagueiro para afastar o perigo.
FÁBIO FERREIRA ABRE O PLACAR
Com o Avaí bem postado atrás, a solução foi recorrer a antiga e algoz jogada do Glorioso nesta temporada: a bola parada. E foi assim que o Botafogo abriu o placar no Engenhão. Maicosuel cobrou falta com precisão da entrada da área para Fábio Ferreira subir mais que todo mundo e desviar para o fundo do gol. 1 a 0 Bota.
SEGUNDO TEMPO MORNO E SONOLENTO
Com a vantagem no placar, o Botafogo voltou para o segundo tempo fazendo valer o resultado positivo construído na primeira etapa. Mais tranquilo, o Alvinegro priorizou a posse de bola, esperando que o Avaí saísse mais para o jogo. No intervalo, Antônio Lopes sacou Leandro Bonfim para colocar o veterano Sávio, avançando sua equipe.
A substituição não chegou a ameaçar o time de Joel Santana, que não deu espaços para o Avaí e explorou bem os contra-ataques. O segundo tempo no Engenhão foi sonolento, sem grandes chances para ambas as equipes.
O momento em que a torcida mais se movimentou nas arquibancadas do estádio foi com a entrada de Loco Abreu no fim do jogo, mas o camisa 13 mal pegou na bola e a partida continuou mesmo 1 a 0 para o Botafogo.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 0 AVAÍ
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 21/8/2010 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Jossemar José Diniz Moutinho (PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Renda/público: R$ 821.830 / 35.518 presentes
Cartões amarelos: Marcelo Mattos e Jobson (BOT); Leandro Bonfim, Emerson e Bruno Silva (AVA)
Cartões vermelhos: –
Gols: Fábio Ferreira, 31’/1ºT (1-0)
BOTAFOGO: Jefferson, Leandro Guerreiro, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Somália, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Caio, 23’/2ºT), Maicosuel (Loco Abreu, 37’/2ºT) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera (Edno, 29’/2ºT). Técnico: Joel Santana.
AVAÍ: Renan, Marcos, Gabriel, Emerson e Pará; Diogo Orlando, Bruno, Leandro Bonfim (Sávio, intervalo) e Batista; Vandinho (Leonardo, 34’/2ºT) e Cristian (Valber, 18’/2ºT). Técnico: Antônio Lopes.
