×

Penedo

Em artigo, professor de Penedo fala sobre falta de limites e disciplina dos alunos

A falta de limites e disciplina tem sido um dos maiores problemas enfrentado pelos professores no país

O professor e psicopedagogo institucional e clínico, Sandro Vieira Alves*, que atualmente trabalha em uma escola estadual de Penedo, utilizando-se de longos anos de experiência, abordou um assunto que cada vez mais está presente no ambiente educacional:
A falta de limites e disciplina dos alunos.

O artigo, que foi enviado com exclusividade para o portal de notícias aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado da região, será reproduzido agora para que não só os estudantes, mas também seus familiares, possam fazer uma reflexão sobre Educação e o verdadeiro papel do ambiente escolar.

Confira:

A falta de limites e disciplina tem sido um dos maiores problemas enfrentado pelos professores no país

É cada vez mais comum no ambiente escolar professores se depararem com alunos indisciplinados e sem limites que reproduzem na sala de aula aquilo que vivenciam com seus familiares e amigos. Os pais atribuem à escola a responsabilidade de educá-los, cabendo somente à escola a função de ensinar, que quem educa é pai e mãe e não professores.

A liberdade exagerada que os pais concedem aos seus filhos fazem com que no futuro tornem-se adultos frustrados e sem respeito para com o próximo. As facilidades encontradas no meio estudantil fazem com que o aluno não tenha interesse pelas atividades escolares não cumpra com suas obrigações, falte muito as aulas e quando vão chegam sempre atrasados.

Nas reuniões escolares só aparecem para saber do comportamento dos filhos aqueles pais cujos alunos são exemplos que não nos dão trabalho nenhum, sem falar na falta de respeito para com o professor, que na década de 70 era visto como uma grande autoridade em sala de aula.

O aluno faz o professor perder o controle em sala de aula causando uma série de problemas como por exemplo, perda da voz, problemas de nervos sem contar no estresse que vivem os profissionais da educação por conta da falta de disciplina e respeito.

Recentemente uma reportagem falava a respeito de uma adolescente que desrespeitou o professor de matemática só pelo fato dele ter pedido para que ela se retirasse do lugar que estava sentada e fosse para outro local porque estava atrapalhando a aula. A mãe da adolescente se sentiu ofendida pela posição tomada pelo professor e resolveu acionar a justiça.

O juiz entendeu que não houve ofensa nenhuma por parte do professor e que ele era uma grande autoridade em sala de aula, obrigando a família da adolescente a pagar R$ 5.000 mil reais ao professor. A frase “Seja um bom aluno que eu serei um bom professor” nos mostra que para sermos bons professores é necessário termos bons alunos.

Disciplina, limites e respeito são ferramentas que devem ser usadas para tornar o ambiente escolar mais agradável. Para que isso aconteça, é necessário que a família saiba impor limites e discipline seus filhos para torná-los cidadãos de bem, conscientes do seu papel na sociedade em que se vivem.

* Sandro Vieira Alves nasceu em 1º de junho de 1979, em Pacatuba, Sergipe, filho de José Francisco Alves e Vilma Vieira Alves, Formou-se em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Tiradentes (UNIT) e especializou-se em Língua Portuguesa pela Faculdade Pio Décimo (FPD).