×

Penedo

Em apenas 3 dias, 350 pessoas assinam petição sobre gás de Penedo

Ponto de entrega de gás em Itaporanga, zona rural de Penedo

O sonho de ver a cidade de Penedo mais desenvolvida, com geração de emprego para a juventude, fez com que os munícipes se unissem para lutar por uma causa: o comprometimento do governo do estado com a cidade no tocante a investimentos no futuro Distrito Industrial de Penedo, antes de levar o gás do City-gate do município ribeirinho para Arapiraca.

Na tentativa de reverter esse problema, o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas) criou uma petição on-line na última sexta-feira, 24, para colher assinaturas na internet. O documento será entregue ao secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, e ao próprio Governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB).

O objetivo inicial da petição era colher 300 assinaturas. No entanto, até a manhã desta terça-feira, 28, 350 pessoas já tinham se solidarizado com a causa, mostrando a insatisfação com a proposta do Governo do Estado em levar o gás do City-Gate de Penedo para a Arapiraca. A obra está orçada em R$ 42 milhões. A partir das 14 horas desta terça-feira, 28, o assunto será discutido entre a comunidade local, representantes da Algás e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) na Casa de Aposentadoria, localizada na Praça Barão do Penedo, Centro Histórico da cidade ribeirinha.

De acordo com a presidente do Sindilojas, Ana Luiza, a luta dos penedenses é para que Penedo não fique de mãos abanando diante de tamanho investimento feito pelo Governo alagoano. “Queremos que essa luta que teve início em 2004 não tenha sido em vão. O Governo precisa investir também em Penedo já que vai tirar nosso gás daqui e mandá-lo para Arapiraca. Estamos reivindicando que pelo menos 10% dos R$ 42 milhões que serão destinados à obra de transferência do gás sejam investidos em Penedo para que seja possível a instalação do futuro Distrito Industrial da cidade. Quero agradecer as pessoas que assinaram essa petição, pois mostraram que estão preocupadas com o desenvolvimento da cidade. Essa luta é nossa e vamos até o fim”, declarou Ana Luiza.

A mobilização também teve grande repercussão nas redes sociais, principalmente no Facebook. Em seu perfil, a professora Cristina dos Santos, postou um pequeno trecho falando sobre a importância da causa. “Minha gente, é o futuro de nossas crianças que vai ser tratado na audiência pública desta terça-feira, 28. Não podemos ficar alheios a isso… Vamos nos unir e colocar a nossa vontade aos nossos representantes. Afinal, eles estão lá para nos representar e à nossa vontade! Temos a matéria prima, temos o gás, temos, acredito eu, a vontade dos nossos governantes (penedenses), então o City-Gate tem que ser nosso! E com ele, com certeza, nosso tão sonhado polo industrial!” (Sic), postou a docente.

Clique AQUI e confira a petição on-line

*atualizado às 11:50