×

Alagoas

Em 4° lugar no IDSUS, Jequiá da Praia fica à frente das maiores cidades

Com mais de 12 mil habitantes, Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, está acima das grandes cidades do Estado no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). O município ficou na 4ª colocação geral no Estado e, no grupo homogêneo, ficou na 2ª colocação.

O IDSUS é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como, em todo país.

Em Alagoas, Jequiá da Praia faz parte da 6ª Região de Saúde do Estado composta pelos municípios de Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Porto Real do Colégio e São Braz. Vale salientar ainda que a Comissão Intergestores Regionais (CIR) da 6ª Região é representada pelo secretário municipal de Saúde de Jequiá da Praia, Pedro Soares.

Porém, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

Comparativo

Na tabela divulgada pelo IDSUS, o município de Arapiraca, no agreste alagoano – a segunda maior cidade da região – aponta como a 1ª colocada no ranking com o IDSUS (6.67), índice de acesso ao SUS (6.6) e índice de qualidade do SUS (7.02).

Se compararmos com Jequiá da Praia, em números, apesar da população ser menor, o pequeno município da região sul está bem avaliado nos índices. O dados confirmam o IDSUS (6.03), índice de acesso ao SUS (5.96) e índice de qualidade do SUS (7.67), ou seja, o município continua em boa análise no Sistema de Único de Saúde (SUS), atrás apenas de Belém (3°), Pilar (2°) e Arapiraca (1°).