×

Alagoas

Em 15 anos de serviços prestados, Samu Alagoas contabiliza 610 mil atendimentos

Socorristas relatam rotina diária de dedicação para salvar vidas

Quando os autofalantes espalhados nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas emitem as frases: “Ocorrência, USB 07!”, “Ocorrência, USA 06!” ou “Ocorrência, equipe Mike!”, a adrenalina sobe em todos os profissionais de saúde que trabalham no local. Afinal, nesse momento eles sabem que o chamado pode salvar uma ou inúmeras vidas, assim como já aconteceu com mais de 610 mil pessoas durante os 15 anos do serviço, completados no próximo domingo (16).

As Unidades de Suporte Básico (USBs), as de Suporte Avançado (USAs) e a equipe de motolância, os “mikes” – termo utilizado na radiocomunicação – estão sempre prontas e preparadas para saírem o mais rápido possível e prestar o socorro às vítimas. A assistência ágil é essencial para salvar uma vida e evitar que o paciente tenha sequelas graves.

O Samu Alagoas é formado por aproximadamente 800 profissionais de saúde, que trabalham prestando serviços à população em 35 Bases Descentralizadas, espalhadas do Litoral ao Sertão do Estado, com principal concentração nas duas Centrais de Regulação, localizadas em Maceió e Arapiraca.

Os primeiros socorristas do Samu começaram os trabalhos em Alagoas no dia 16 de dezembro de 2003, quando o órgão foi criado pelo Estado. Entre eles, está Fernando Pereira, que entrou no Samu aos 27 anos, em janeiro de 2005, exercendo a função de condutor socorrista. Após cinco anos de serviço, fez o curso para técnico de enfermagem e, em 2012, com a criação do Serviço de Motolância, também passou a integrar a equipe mike.