
Órgãos públicos tiveram energia cortada nesta segunda, 27
A Eletrobrás Distribuição Alagoas restabeleceu na manhã desta terça-feira, 28, o fornecimento de energia elétrica da Prefeitura de São Brás e órgãos públicos da cidade que tiveram o serviço suspenso nesta segunda, 27, por falta de pagamento.
De acordo com as informações repassadas ao portal de notícias aquiacontece.com.br, o mais acessado da região do Baixo São Francisco, um novo acordo entre o Executivo municipal e a estatal foi firmado, o que possibilitou que o problema fosse resolvido.
Uma das exigências feitas pela Eletrobrás foi de que com o parcelamento do débito acumulado durante meses o Executivo municipal pagasse parte do valor no ato do acordo como garantia de que tudo que foi firmado expressamente pelas partes fosse cumprido evitando assim 'novos constrangimentos'.
Além da sede do Executivo municipal, a Escola de Ensino Fundamental Deputado José Medeiros, o ginásio de esportes e uma quadra poliesportiva também tiveram o serviço energético suspenso, mas tudo já voltou a normalidade no município que é administrado pelo prefeito Antônio Costa Borges Neto (PSDB).
O chefe do Executivo municipal se manifestou sobre o caso na tarde desta terça-feira, 28, enviando uma nota de esclarecimento para o portal de notícias Aqui Acontece, documento esse que será transcrito na íntegra abaixo. Confira:
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
“O prefeito municipal de São Brás – Alagoas, vem à público esclarecer sobre o corte de energia dos prédios públicos que aconteceu na manhã desta segunda – feira (27 de outubro de 2014).
A gestão atual entrou na obrigatoriedade de arcar com um débito de mais de 2 milhões de reais de gestões anteriores, e firmar um parcelamento junto a Eletrobrás, tendo um compromisso de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) mensais, um valor alto se considerarmos um município de pouco mais de 7 mil habitantes, onde a maior fonte de renda é o recurso repassado aos municípios pelo governo federal – FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Além desse parcelamento o município, ainda tem que se responsabilizar por pagamentos de parcelamentos frente à Receita Federal, e a outros órgãos oriundos de más administrações, anteriores a 2009.
Sendo, assim como todos os outros municípios esse mesmo recurso vem sofrendo quedas drásticas nos últimos anos dificultando a administração pública, não só em São Brás, mas em outros municípios da região, prova maior é que muitos municípios vem atrasando o pagamento dos funcionários, ao contrário disso o Prefeito Neto vem num forte combate cumprindo com sua obrigação de pagar impreterivelmente em dia os funcionários desta municipalidade.
Contudo, viemos a público comunicar que o pagamento em atraso já foi liquidado como segue comprovante de pagamento, e a energia dos prédios públicos já foi reestabelecida, nesta terça-feira, 28 de outubro.
No mais, nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de São Brás”
*Atualizado às 16h30min