Eletrobras realiza mutirão para reduzir tempo de atendimento
Alinhada à resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Alagoas iniciou uma ação para que determinados consumidores possam liberar o acesso da empresa aos medidores do consumo de energia em todo Estado de Alagoas.
Trata-se de um informe ao consumidor, por meio de uma carta-aviso, sobre os prazos e padrões de instalação do medidor, a fim de evitar cortes por impedimento do acesso. Em Alagoas, cerca de três mil unidades consumidoras estão com seus medidores de energia elétrica na parte interna da residência, o que dificulta o acesso dos leituristas e da equipe técnica de inspeção quando necessário.
No primeiro lote, cerca de 300 cartas serão enviadas para consumidores que não estão tendo a leitura registrada. Desta forma a Eletrobras põe em prática o Plano da Qualidade de Leitura em Alagoas. A medida tem como principal objetivo evitar acúmulo de consumo e/ou possível corte devido à falta de acesso ao medidor.
A Aneel assegura à distribuidora a notificação dos responsáveis pelas unidades consumidoras que dificultarem o acesso da empresa para fins de leitura, substituição de medidor e vistorias. Os clientes que receberem as cartas terão até 30 dias para realizar as devidas instalações elétricas da unidade consumidora e transferir o medidor para a parte externa, garantido o acesso à empresa.
A Eletrobras alerta ainda que seus técnicos leituristas só devem ser autorizados a entrar nas residências se estiverem devidamente uniformizados com o logotipo padrão da empresa na roupa, boné e crachá. Orienta que em nenhuma hipótese o consumidor conceda dados para pessoas que não se encontrem no padrão acima estabelecido. Mais esclarecimentos poderão ser obtidos nos postos de atendimento ou pelo 0800 082 0196.
