×

Penedo

Eleitores comparecem em massa para votar

Eleitores esperavam a abertura dos portões da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, em Penedo

As eleições começaram com o comparecimento em massa dos eleitores que votam em Penedo, onde cerca de 40 mil cidadãos estão aptos a exercer o direito de escolha para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente. O local que concentra a maior quantidade de urnas no município – a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, com 32 seções eleitorais – estava lotado de pessoas que aguardavam a abertura dos portões.

O juiz eleitoral de Penedo, Luciano Galvão, acompanhou o início dos trabalhos no Comendador Peixoto e declarou que não houve incidentes graves registrados até as 8 horas. Os únicos problemas registrados eram a ausência de mesários, pessoal substituído por eleitores que se encontravam na fila da respectiva seção para votar. A falta de mesário também foi registrada em outras escolas, com a convocação de voluntários realizada para não atrasar o andamento da votação.

Já em relação à ausência de eleitores, o juiz Luciano Galvão estima que cerca de 20% devem deixar de votar neste domingo, 03, percentual registrado normalmente durante o pleito, não só em Penedo, mas em todo o país. Ainda segundo o magistrado, 55 veículos – sendo 41 ônibus – circulam em Penedo a serviço da justiça eleitoral para transportar eleitores.

Taxistas impedidos de trabalhar

Quem não quiser esperar pelo transporte gratuito e deseja se deslocar até a seção eleitoral em um táxi, vai ter que buscar outra alternativa. Os 104 taxistas que atuam em Penedo estão impedidos de trabalhar hoje por decisão da justiça eleitoral por conta de uma denúncia.

“Houve uma denúncia que os taxistas estavam contratados para circular apenas para uma coligação e como não há condições de fiscalização, nós acatamos, mas teremos uma reunião às 10 horas com os taxistas, no cartório eleitoral, para reavaliar essa situação”, declarou o juiz Luciano Galvão. A decisão causou revolta entre os taxistas, que esperam pelo encontro em frente ao cartório eleitoral.